Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo estreia na Copa Truck
O caminhão Volkswagen Mission Zero será pilotado por Felipe Giaffone e a etapa de abertura da competição acontecerá em Goiânia.
No próximo domingo (19) acontece a 1ª etapa da Copa Truck 2023, onde o primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo estará presente.
O caminhão Volkswagen Mission Zero será pilotado por Felipe Giaffone da Equipe R9 e a etapa de abertura da competição acontecerá em Goiânia.
Conheça o primeiro caminhão de corrida híbrido
O Volkswagen Meteor Mission Zero foi desenvolvido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e R9 Competições.
Nesse sentido, o Meteor Mission Zero foi criado com foco na redução de consumo de combustível e das emissões de poluentes.
Do mesmo modo, o modelo possui trem de força híbrido com motor elétrico que serve como complemento ao motor a diesel.
O propulsor elétrico é capaz de produzir 100 cv de potência que auxilia o motor a combustão de 900 cv de potência.
Além disso, com a integração entre sistema elétrico e a combustão, o caminhão conta com o sistema Kers de recarregamento de bateria a partir da regeneração de energia com as frenagens.
Outro ponto de destaque é a presença de Nióbio e materiais nanocristalinos em componentes do veículo. Esses itens visam principalmente o ganho na performance.
A Volkswagen foi a primeira montadora a produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina.
A família Meteor da Volkswagen conta atualmente com os modelos 28.480 e 29.530 disponíveis para venda no Brasil. A MAN produz ambas as versões.
A Volkswagen já usou caminhões elétricos para abastecer aeronaves em Manaus-AM.
Por falar em elétricos, veja os carros mais baratos dessa categoria no Brasil no canal do Garagem 360 no Youtube.
Copa Truck
A Copa Truck é uma categoria do automobilismo brasileiro que reúne a disputa entre caminhões de corrida.
A competição é uma das mais importantes do circuito brasileiro e substituiu a antiga Fórmula Truck, extinta em 2017.
Atualmente, a etapa serve como laboratório para a implementação de novas tecnologias em condições esportivas extremas, visando a sustentabilidade.
São avaliados na competição: eficiência energética, segurança, otimização de peso e emissões de carbono com foco na neutralização do mesmo.
Assim, entre os pilotos desta temporada da Copa Truck estão alguns nomes de destaque como:
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), Wellington Cirino (Usual Racing/Iveco), Roberval Andrade (ASG/Mercedes-Benz), Caio Castro (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen) e Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen).
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.