Primeiras impressões: Hyundai HB20X é mais interessante do que parece

O Hyundai HB20X é um dos poucos hatches com apelo aventureiro que restaram no mercado. Em seu segmento, ele concorre com Renault Stepway...

O Hyundai HB20X é um dos poucos hatches com apelo aventureiro que restaram no mercado. Em seu segmento, ele concorre com Renault Stepway (que perdeu o nome Sandero) e com o Fiat Argo Trekking. Ele também é o modelo mais completo da linha HB20 com o motor 1.6, que é o mais potente da gama – embora menos eficiente que o 1.0 turbo.

Hyundai HB20X

Com todos esses atributos, o modelo foi cedido para ser avaliado pelo Garagem360 por alguns dias. A versão fornecida pela Hyundai foi a Diamond Plus, configuração mais completa do aventureiro, tendo preço sugerido de R$ 94.490.

E por mais que a imagem que abre esse texto seja de um modelo na cor Verde Amazon, o modelo avaliado é pintado no tom Prata Sand – cujas fotos serão feitas nos próximos dias. Por isso, não estranhe a diferença nas tonalidades.

De qualquer forma, a ideia é transmitir as impressões iniciais do modelo nesta seção. E já adianto que o carro se mostrou mais interessante do que o previsto.

O preço alto joga contra o carro, mas não é uma exclusividade do aventureiro da Hyundai. No entanto, ao volante ele demonstra as mesmas boas qualidades das outras versões do HB20 já avaliadas.

Isso significa que a boa posição de dirigir, o banco confortável e os ajustes de altura e profundidade do volante seguem presentes. O revestimento em couro e os detalhes em vermelho nas saídas de ar também agradam.

Ao volante, os 130 cv do motor 1.6 são mais do que suficientes. E mesmo sem a agilidade do propulsor 1.0 turbo, o carro agrada. O câmbio automático de seis marchas casa bem com o propulsor, tendo trocas rápidas e sutis.

Por enquanto, o HB20X deixou essas impressões. Porém, todos os detalhes do hatch estarão presentes em nossa tradicional seção Testamos, que será publicada nos próximos dias.

Ficha técnica

Hyundai HB20X Diamond Plus

Motor: 1.6 16v aspirado dianteiro transversal
Potência máxima: 130 cv (etanol) / 123 cv (gasolina) a 6 mil rpm
Potência específica: 81,7 cv/litro
Torque máximo: 16,5 kgfm (etanol) / 16 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: automática de seis marchas
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios: disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira
Direção: elétrica
Dimensões: 3,97 m x 1,74 m x 1,54 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre-eixos: 2,53 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Consumo urbano: 11,7 km/l (g) / 8,1 km/l (e)
Consumo rodoviário: 13,3 km/l (g) / 9,3 km/l (e)
Peso: 1.098 kg
Velocidade máxima: 186 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,9 segundos
Preço sugerido: R$ 94.490 (em 5/5/2021 – segundo o site da marca)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA