Primeira corrida do MobizapSP já tem data para acontecer

Na última segunda-feira (13), o MobizapSP, aplicativo criado pela prefeitura de São Paulo para concorrer com empresas como Uber e 99, já contava com mais de 10 mil motoristas habilitados pelo sistema, apenas cinco dias após ter sido lançado. Tendo em vista essa boa adesão de motoristas parceiros, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT-SP) abriu o cadastramento de interessados em utilizar o serviço como passageiro. A primeira corrida do app deverá acontecer na próxima semana, segundo a gestão municipal.

Saiba como se cadastrar como passageiro no MobilizapSP e veja data da primeira corrida

Primeira corrida do MobizapSP já tem data para acontecer
Usuários cadastrados terão acesso a corridas mais baratas (Foto: Freepik)

A promessa é de que o MobizapSP ofereça uma remuneração maior aos motoristas autônomos em relação às principais empresas do ramo. Será cobrada uma taxa de administração fixa de 10,95%, com o motorista recebendo, portanto, 89,05% do valor pago pelo passageiro. Em aplicativos como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 60%, de acordo com o tipo de corrida.

Por outro lado, a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem deve ser semelhante às que são cobradas pelas empresas na maior parte do dia, segundo a prefeitura. Não haverá tarifa dinâmica – portanto, o passageiro deve pagar menos do que a média em horários de pico.

VEJA TAMBÉM

Para fazer o cadastro como passageiro, os interessados devem baixar o app “MobizapSP Passageiro” para Android ou iOS. O segundo passo é preencher o nome, o número de celular com o DDD e o e-mail. Se o futuro usuário tiver alguma dúvida durante o processo, o cadastro também pode ser feito pelo site do MobilizapSP. A próxima etapa será receber mais informações por e-mail, com a data exata da primeira corrida – que, segundo a STM-SP, será entre a quarta (22) e a sexta-feira (24).

Primeira corrida do MobizapSP já tem data para acontecer
Motorista do app ficará com 89% do valor da corrida (Foto: Freepik)

Além do preço menor para o passageiro e dos ganhos maiores para o motorista, a prefeitura paulistana destaca o quesito segurança: o app contará com monitoramento de todos os veículos em tempo real, botão de pânico e inteligência artificial que identifica desvios fora dos padrões, na qual aciona uma equipe policial para analisar se há algum ilícito ocorrendo. Para passageiros, a selfie também será uma exigência, para garantir a segurança dos envolvidos.

No início da tarde desta sexta-feira, de acordo com a SMT-SP, o número de motoristas cadastrados como parceiros do aplicativo já passava de 15,5 mil. 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar