Na hora de adquirir qualquer produto, sempre pensamos se vale a pena ou não. Levamos vários fatores em conta para a aquisição, principalmente, o valor. Para comprar um automóvel, não é diferente, e com o preço dos carros em alta, surge uma opção: o serviço por assinatura.
Entenda como funciona o serviço por assinatura de veículos
A assinatura de veículos é uma modalidade de aluguel que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. O assinante e a empresa de locação assinam um contrato com prazo pré-determinado, que varia entre um e quatro anos. Neste contrato fica definido um valor fixo mensal pago pelo cliente e também a quilometragem máxima que poderá ser rodado.
A principal diferença entre o serviço por assinatura e comprar um automóvel está no fato de não se preocupar com manutenções, seguro, IPVA ou depreciação do veículo. O cliente somente terá que arcar com os custos de combustível e possíveis multas.
VEJA TAMBÉM
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), no Brasil, aproximadamente, 20% das empresas privadas têm frotas terceirizadas. Na Europa, por exemplo, este número sobre para quase 60%. Ainda conforme dados da ABLA, existem quase 14 mil locadoras no Brasil.
No Brasil, montadoras como Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Toyota, VW e Audi disputam o mercado de locação com empresas especializadas.
De acordo com a ABLA, até o mês de outubro de 2022 a modalidade de carros por assinatura cresceu cerca de 21%, totalizando mais de 110 mil automóveis alugados via assinatura. Em janeiro de 2022, o total de veículos locados no Brasil era de 1.136.517. Este número está dividido entre:
- Terceirização de Frota – Aluguéis de longa duração para empresas privadas e órgãos públicos, carros por assinatura e locação para motoristas de aplicativos (52%)
- Turismo de lazer – Aluguéis de curta duração para viagens de lazer (32%)
- Turismo de negócios – Aluguéis de curta duração para viagens de negócios (16%).
Locação de veículos é uma boa alternativa?
Embora as vantagens pareçam ser tentadoras, qual a melhor escolha: aproveitar só o lado bom de ter um carro zero sempre na garagem ou comprar um carro próprio? Para abordar este assunto, nada melhor do que um especialista em investimentos.
O educador financeiro, Eric Zapparoli, diz que a melhor opção para determinar se vale a pena ou não alugar um veículo é colocar na ponta do lápis as condições financeiras, sendo uma boa opção para quem deseja economizar com a manutenção.
“Em geral, as locadoras de carros cobram de seus veículos por ano cerca de um terço daquele mesmo modelo de veículo se fosse zero quilômetro. A principal diferença é que o carro por assinatura é sempre novinho. Por isso, a melhor opção para determinar se vale a pena ou não alugar um veículo é colocar na ponta do lápis as condições de compra de um veículo de mesmo modelo e as condições do aluguel e comparar qual se encaixa melhor no orçamento”, comentou Zapparoli.
Ainda de acordo com Zapparoli, que mantém o canal Investidor Dazarabia no Youtube e Instagram, embora o carro por assinatura ainda seja nova no Brasil, o consumidor que não tem o valor total para a compra de um veículo deve avaliar a modalidade.
“A assinatura sairá mais em conta pois os juros cobrados no Brasil são extremamente altos e no final o financiamento poderá pesar negativamente no bolso do consumidor. Uma dica para quem vai escolher um carro por assinatura é deixar investido aquele valor que seria gasto com a manutenção, por exemplo”, orienta o educador financeiro.
Outro motivo para a locação do veículo, depende dos objetivos do consumidor com o veículo. “Por exemplo, se será utilizado diariamente para percorrer altos trajetos ou se irá utilizar somente aos finais de semana percorrendo distâncias menores. Antes de alugar ou comprar é preciso fazer um planejamento financeiro para decidir sobre a melhor opção”, finaliza Eric Zapparoli.
Quer saber os preços atualizados dos veículos no Brasil? Acesse a Tabela Fipe do Garagem360 e confira os valores dos carros disponíveis no mercado nacional.