Uma das marcas mais amadas pelos fãs de automóveis está cada vez mais engajada no mercado de carros elétricos, que não para de crescer em todo o mundo. A Porsche anunciou na última segunda-feira (21) uma pareceria com a Customcells para produzir células de baterias de alto desempenho para seus carros eletrificados.
Porsche e a produção de células
Elas serão fabricadas no Centro de Desenvolvimento de Weissach, localizado na cidade de Tubingen, perto de Stuttgart, onde fica a sede da companhia. A Porsche tem uma participação majoritária em 83,75% do local e, provavelmente, será lá que serão fabricadas as baterias.
“A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho,” diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche. “Esta joint venture nos permite nos posicionar à frente, na corrida mundial, pelo desenvolvimento da célula de bateria mais potente e torná-la o elo entre a experiência de direção inconfundível da Porsche e a sustentabilidade. É assim que moldamos o futuro do carro esportivo.”.
Ainda de acordo com a montadora, algumas características tornam a célula de bateria produzida pela Cellforce especiais. A nova química reduz a resistência interna da bateria. Isso faz comque ela absorva mais energia durante a recuperação de energia e, ao mesmo tempo, ofereça melhor desempenho para o carregamento rápido. Além disso, a Porsche explica que ela pode suportar bem altas temperaturas.
Leia também: Porsche vai ao extremo para testar o elétrico Taycan Cross Turismo
Para o CEO da Customcells Tonge Thönnessenn, a expectativa é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh, que é o equivalente a baterias de alto desempenho capazes de equipar 1.000 veículos por ano.
Thönnessenn ainda diz que com este acordo com a montadora, a Customcells poderá desenvolver células de baterias destinadas às aplicações mais exigente. Ou seja, a empresa também atingiria um dos objetivos dos fundadores. A empresa foi fundada em 2012 e sua sedes estão em Itzehoe (Schleswig-Holstein) e em Tübingen (Baden-Württemberg).
Linha atual
Vale lembrar que, atualmente, apenas o Taycan possui um motor 100% elétrico. E ele traz características técnicas de pistas de corridas do vencedor da Le Mans, o Porsche 919 Hybrid. Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche garante que continuará antes testes das células de bateria nas diversas competições do automobilismo que a marca participa.
Já a linha Cayenne e Panamera possuem o sistema Plug-In Hybrid. Dessa forma, é possível conduzir os veículos usando o modo 100% elétrico, mas há um motor a combustão.