Porsche bate recorde de vendas no Brasil em 2022; veja carros mais emplacados
A Porsche vendeu 3,2 mil carros no Brasil em 2022, resultado 4% superior em relação ao ano anterior; veja os modelos mais emplacados
Durante o último ano, a Porsche vendeu 3,2 mil automóveis no mercado brasileiro. Trata-se de um aumento de 4% em relação aos dados obtidos em 2021. Entre os destaques, está o Porsche Macan, veículo da marca mais vendido no país.
Porsche registra crescimento no Brasil pelo 7º ano seguido em 2022
Em 2022, a Porsche entregou 3.202 automóveis no mercado brasileiro. Esse número representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior, constituindo-se no sétimo recorde consecutivo de vendas no país.
Para o CEO da Porsche Brasil, Peter Vogel, um dos motivos para o bom resultado de vendas é o investimento em eventos que aproximam os fãs da marca, bem como a oferta de novos produtos.
A expansão da rede de concessionárias é apontada como outra importante medida. Ao final de 2021, a marca inaugurou novos Porsche Centers nas capitais Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Para 2023, a Porsche planeja a abertura de um novo Porsche Center na cidade de São Paulo (SP) e, também, sua primeira concessionária em Salvador (BA).
Lançado no Brasil em 2022, o Porsche Macan reestilizado contribuiu para o resultado, com 1.095 unidades vendidas, alcançando o posto de Porsche mais vendido no país. A linha Cayenne, reforçada pela nova versão Turbo GT, ocupou a segunda posição, com 930 unidades.
Já o cupê 911 contribuiu com 580 unidades. O esportivo elétrico Taycan registrou 237 unidades vendidas, seguido de perto pelo Panamera, com 230 unidades. Os modelos 718 Boxster e 718 Cayman fecham a lista, com 130 unidades.
Os carros da Porsche mais vendidos do Brasil em 2022
- Macan – 1.095
- Cayenne (carrocerias SUV e Coupé) – 930
- 911 – 580
- Taycan – 237
- Panamera – 230
- 718 Boxster e 718 Cayman – 130
Marca cresce 3% no mercado global
Em todo o mundo, a fabricante de carros esportivos entregou 309.884 veículos a clientes no ano passado, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. De acordo com a Porsche, os resultados poderiam ter sido melhores caso as vendas não tivessem sido impactadas por uma série de fatores, como a guerra na Ucrânia e as cadeias de suprimentos interrompidas (incluindo a crise de semicondutores).
Considerando apenas o mercado europeu (sem considerar a Alemanha), a Porsche entregou 62.685 carros em 2022. Isso representa 7% a mais do que no ano anterior. Em seu mercado doméstico, a Alemanha, 29.512 clientes receberam seus novos carros – um aumento de 3%.
Na América do Norte, a montadora registrou 79.260 entregas, igualando o nível do ano anterior. Naquele que continua a ser o maior mercado individual, a China, 93.286 carros foram entregues aos clientes (-2%).
De acordo com a marca, a queda se deve principalmente aos efeitos da pandemia de Covid. Ondas de infecção, lockdowns e desafios logísticos afetaram as entregas.
Já os mercados emergentes continuam a se desenvolver positivamente com um aumento nas entregas de 13%. Cerca de 45.141 carros foram entregues a clientes nestas regiões em 2022.
Os carros da Porsche mais vendidos no mundo em 2022
Os modelos com maior procura em 2022, em todo o mundo, foram os SUVs da marca, como o Cayenne, veículo que registrou um total de 95.604 vendas. O Macan seguiu em segundo lugar, com 86.724 unidades entregues. Com 40.410 entregas (+5%), o Porsche 911 também continua muito popular. O sedã esportivo Panamera foi entregue a 34.142 clientes (+13%).
O Taycan continua com um alto nível de novos pedidos. Em 2022, a montadora entregou 34.801 carros desta linha de modelos em todo o mundo (-16%). Os clientes receberam 18.203 unidades dos modelos 718 Boxster e 718 Cayman. Veja o ranking:
- Cayenne (carrocerias SUV e Coupé) – 95.604
- Macan – 86.724
- 911 – 40.410
- Panamera – 34.142
- Taycan – 34.801
- 718 Boxster e 718 Cayman – 18.203
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.