Carro voador deve “levantar voo” em 2025; saiba detalhes

O que você pensa quando te falam sobre carros voadores? Muitos se lembrarão do famoso desenho sobre uma família do futuro. Ou até mesmo de filmes de ficção científica. Mas saiba que eles podem se tornar realidade. A SkyDrive, que diz que lançará um carro voador em breve, diz estar bem próxima de conseguir uma certificação oficial no Japão.

Carro voador
O eVTOL da SkyDrive deve começar a operar em 2025 (Foto: Divulgação/SkyDrive)

Saiba mais detalhes do carro voador da SkyDrive

Esta informação foi divulgada pela empresa na última segunda-feira (02/05). De acordo com a companhia japonesa, ela conseguiu um acordo com o Japan Civil Aviation Bureau (JCAB) do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) para que o seu eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) seja certificado.

SD-XX Concept Model (Foto: Divulgação/SkyDrive)

No caso, estamos falando do modelo SD-05, que começaria a operar em 2025. A empresa japonesa teve o pedido de certificação do modelo aceito pelo MLIT em outubro de 2021. A empresa explica que esta certificação de tipo eVTOL seria feita usando como base o Manual de Inspeção de Aeronavegabilidade (AIM) da JCAB Parte II (Revisão 61).

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Este é bastante importante por estabelecer condições de aeronavegabilidade. Neste caso, são as condições para “aeronaves de asa fixa e que transportam até 19 passageiros e têm um peso de decolagem de 8.618 kg ou menos”. Já a Revisão 61 traz a permissão de flexibilidade na forma da estrutura do ar e do sistema da aeronave.

Além de estabelecer padrões para testes de resistência, estrutura e desempenho. Lembrando que a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a Agência Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) usam padrões para certificação de tipo de eVTOL equivalentes a este.

SD-XX Concept Model (Foto: Divulgação/SkyDrive)

Vale ressaltar que a certificação, que só acontece depois dos testes (de resistência e voo), mostra que todos os detalhes da aeronave está de acordo com os requisitos ambientais e de segurança.

A SkyDrive diz que tem a pretensão em se envolver em todas as etapas desta inspeção. Isso porque o eVTOL é diferente de uma aeronave comum e não tem precedentes. 

“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão ao governo do Japão e ao MLIT, bem como às muitas organizações e empresas que apoiaram nosso projeto.

Estamos determinados a avançar com o lançamento de um negócio de carros voadores e, finalmente, tornar a mobilidade aérea uma realidade para a sociedade”, disse Nobuo Kishu, diretor de tecnologia da SkyDrive, em comunicado.

Empresa já possui experiência

Carro voador
SD-03 (Foto: Divulgação/SkyDrive)

O eVTOL fabricado pela SkyDrive que será certificado é o SD-05. A expectativa da empresa é que o modelo comece a operar em voos em 2025. Ainda não há informações sobre suas especificações. Mas será que ele será baseado no -SD-XX Concept Model? Espera-se que o modelo tenha espaço para duas pessoas.

Além de ser um veículo com oito hélices, com um peso de decolagem de 500 kg (no máximo), autonomia de mais de 30 minutos de voo e velocidade máxima de cruzeiro em 100 km/h. Os planos da empresa envolvem a produção em massa deste modelo.

Carro voador
Foto: Divulgação/SkyDrive

A expectativa é que a empresa lance um serviço de táxi aéreo na Exposição Mundial de 2025, em Osaka. Sobre o SD-05, resta saber se é realmente ele que será desenvolvido em parceria com a montadora Suzuki. Recentemente, as duas assinaram um acordo. No caso, se trata de uma colaboração em áreas de negócios e tecnologia. 

A SkyDrive foi fundada em 2018. Ela já possui um pouco de experiência neste ramo de carros voadores. Em 2020, ela realizou um voo tripulado de quatro minutos  com o modelo SD-03 no Campo de Provas da Toyota, no Japão. Além disso, a empresa já produzir drones. Estes atuam em canteiros de obras no Japão e pode carregar cargas de até 30 kg.

Com informações de SkyDrive

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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