Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido em Nürburgring

Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido em Nürburgring. Saiba tudo sobre o recorde do modelo e como ele conseguiu essa proeza.

O circuito de Nürburgring na Alemanha é palco para os mais notáveis recordes do mundo automotivo. Dessa vez, foi o novo Porsche 911 GT3 que se consagrou como o carro de produção com transmissão manual mais rápido a percorrer seus desafiadores 20, 832 quilômetros. 

Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido do circuito de Nürburgring - Foto: Divulgação
Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido do circuito de Nürburgring – Foto: Divulgação

Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido em Nürburgring

Pilotado pelo embaixador da marca, Jörg Bergmeister, o esportivo alemão não apenas superou o recorde anterior, mas também deixou para trás concorrentes com propulsores mais potentes. 

A versão manual do Porsche 911 GT3, equipada com o pacote Weissach, finalizou o circuito em 6:56.294. Este tempo não só supera o antigo recorde da volta em Nürburgring com transmissão manual, como também bate a volta do GT3 anterior, equipado com dupla embreagem PDK, em 3,633 segundos. 

O antigo recorde da categoria era do Dodge Viper ACR, que completou a volta em 7:01,3 em 2017. Naquela época, o circuito não padronizava seus procedimentos de cronometragem e estipularam uma volta no percurso completo. 

Além disso, não considerava a curta antes da reta dos boxes. Ou seja, considerando o novo padrão, o GT3 conseguiu finalizar o circuito em 6:51,764 — 10 segundo mais rápido que o Viper, mesmo com cerca de 140 cv a menos de potência

Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido do circuito de Nürburgring - Foto: Divulgação
Porsche 911 GT3 é o carro manual mais rápido do circuito de Nürburgring – Foto: Divulgação

 

Melhorias trouxeram o novo recorde

O novo 911 GT3 inspira ainda mais confiança no limite do que o modelo anterior. Eu era mais rápido em quase todas as curvas”, disse Bergmeister em um comunicado.

 “Aprendemos muito com o 911 GT3 RS, especialmente com o chassi. O carro está ainda mais estável. E graças à relação de marchas 8% mais curta, há visivelmente mais potência no eixo traseiro ao acelerar com a mesma potência do motor.

O Porsche 911 GT3 usado no percurso foi aprimorado para redução do peso, além de adicionar peças de acabamento em fibra de carbono. O modelo ainda é equipado com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, produzidos com o material mais rápido disponível para o novo GT3. 

Vale a pena importar carro da Argentina? Veja no vídeo abaixo:

“Cada vez mais clientes do 911 GT3 estão optando pela transmissão manual de seis marchas. E esses clientes nos perguntam cada vez mais qual seria a velocidade de um 911 GT3 com transmissão manual em Nordschleife”, afirma Andreas Preuninger, Diretor da Linha de Modelos GT.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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