Porsche 911 Dakar ganha pacotes de adesivos inspirados em ralis
O Porsche 911 Dakar acaba de ganhar mais três opções de customização inspiradas nos modelos de corrida de rali; veja os detalhes
O Porsche 911 Dakar agora conta com mais três pacotes de adesivos inspirados nas corridas de rali. Eles chegam para agregar ao opcional já disponível, totalizando quatro opções de customização com o tema. É válido lembrar que o modelo já está confirmado para o mercado brasileiro.
Porsche 911 Dakar tem novas opções de customização com o tema rali
A história do Porsche 911 em ralis começou antes da primeira vitória no Rally Paris-Dakar em 1984. Corrida essa que inspirou o desenvolvido do pacote opcional Rallye Design Package disponível para o 911 Dakar.
Agora, além dela, a Porsche oferece três novos pacotes exclusivos para o veículo que replicam o visual dos modelos de corrida de 1971, 1974 e 1978.
Pacote inspirado na corrida de 1971
Este evento no continente africano desafiou os participantes por mais de 5.000 km através de savanas, cerrados desérticos e terras altas do Quênia e é considerado um dos ralis mais difíceis de todos. A Porsche aceitou o desafio pela primeira vez com uma equipe oficial em 1971.
Externamente, os modelos 911 S modificados eram identificáveis apenas pelos decalques pretos simples no capô, nos guarda-lamas dianteiros e nas portas. O pacote de adesivos Rallye 1971 definido para o 911 Dakar revisita este design e acrescenta o número de competição 19, que pertenceu ao 911 mais bem sucedido neste rali – um carro que terminou a competição em quinto lugar.
Pacote inspirado na corrida de 1974
O Rallye africano apresentou etapas incrivelmente longas – em 1974, a corrida foi dividida em três seções de 1.450 a 2.019 km, que as equipes tiveram que completar em apenas cinco dias. Dos 99 carros inscritos, apenas 16 chegaram à linha de chegada.
O campeão sueco de rally Björn Waldegård, que já havia vencido o Rallye Monte Carlo duas vezes em um Porsche, manteve a liderança por um longo tempo ao lado do navegador Hans Thorszelius no 911 Carrera 2.7 RS e iniciou a terceira seção com uma diferença de 36 minutos em segundo lugar. Mas um componente danificado na suspensão custou-lhe 72 minutos e, no final, Waldegård conseguiu terminar em segundo.
A característica dos decalques do patrocinador principal eram as listras azuis que traçavam as linhas dos ombros do carro branco. O pacote atual retoma esse tema, embora com listras mais estreitas e aprimoradas pelo logotipo da Porsche nas bordas inferiores das portas.
Pacote inspirado na corrida de 1978
Björn Waldegård não havia terminado. Com um dos dois carros 911 SC Grupo 4 construídos sob medida para esse fim, o sueco tentou novamente no Quênia e rapidamente mostrou à competição que estava determinado a vencer.
No final, no entanto, o East African Safari Rally se mostraria novamente traiçoeiro: o Porsche de Waldegård sofreu muitos danos, em alguns casos, longe de qualquer posto de reparo. O sueco teve de se contentar com o quarto lugar.
Os decalques do patrocinador consistiam em superfícies em forma de onda em laranja e cinza claro e escuro, conhecidos em todo o mundo graças às atividades da Martini Racing Team fundada em 1958, que agora podem ser vistos do Porsche 911 Dakar personalizado.
Porsche 911 Dakar está confirmado para o Brasil
O Porsche 911 Dakar será a próxima aposta da marca para o mercado brasileiro. Inclusive, o veículo já está disponível no configurador da marca para o país. No entanto, ainda não há preços divulgados.
O 911 Dakar traz motor 3.0 biturbo, de seis cilindros, que rende 480 cv de potência e torque máximo de 58,1 kgfm. Com este propulsor, o veículo realiza a prova de aceleração de 0 a100 km/h em 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.