Por que os SUVs são os novos queridinhos do público brasileiro?
Líderes de emplacamentos no Brasil, os SUVs passaram a ser os principais modelos em preferência do público por aqui, mas o que explica isso?
Líderes de emplacamentos no Brasil nos últimos anos, os SUVs passaram a ser os principais modelos em preferência do público por aqui, mas o que explica isso?
Mercado de SUVs no país
Principais modelos de veículos vendidos no país nos últimos três anos e líder do mercado no primeiro quadrimestre de 2023, os SUVs definitivamente caíram no gosto do público.
Os modelos utilitários esportivos já superaram os sedãs e mais recentemente os hatches, para passar a protagonizar o mercado de veículos nacional.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), esta categoria lidera o ranking de vendas no Brasil no acumulado do ano com 46,59% de participação no mercado.
O índice é próximo ao da melhor marca histórica recente dos SUVs no mercado nacional que foi de 47,23% durante o ano de 2022.
Dentre os modelos mais vendidos da categoria por aqui estão o Jeep Compass e o Hyundai Creta, com 20.453 e 20.084 unidades vendidas no acumulado de 2023.
Mas afinal, o que faz dos SUVs, o segmento mais em alta no Brasil atualmente?
Motivo do sucesso no Brasil
O primeiro motivo que explica a alta dos SUVs se dá por uma tendência global, já que não é só no Brasil que esse segmento domina o mercado de automóveis.
A alta mundial dos utilitários esportivos driblou barreiras como o preço maior que geralmente esses modelos tem por conta do que oferecem ao público.
No geral, os SUVs têm sido o principal foco de muitas montadoras, o que resulta em carros mais completos, além de serem via de regra mais potente.
Desta forma, na disputa de propostas contra o segundo segmento mais vendido do país, os hatches, os SUVs levam a melhor por oferecem uma experiência mais completa ao cliente.
Principais características
Robustez, força, potência, espaço, conforto, equipamentos de série, tecnologia avançada e por aí vai. Muitas são as virtudes que fazem dos SUVs os modelos mais em alta do mundo.
Além das características ”técnicas” aprimoradas dos utilitários esportivos, as montadoras perceberam nos últimos anos que precisariam também entregar design e sobretudo, experiência aos clientes.
Dessa forma, mesmo que a entrega do produto sofresse ajuste diretamente no seu preço final, essa foi a decisão da maioria das fabricantes pela identificação de um perfil de cliente cada vez mais interessado no ”pacote completo”, ou seja, no carro completo.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.