O Fusca é um carro de sucesso no Brasil e no mundo por várias razões. Foram mais de 21 milhões de unidades produzidas no mundo, inclusive na fábrica de São Bernardo do Campo, mas um deles chamou a atenção por ser associado a um personagem da Turma da Mônica: o Horácio.
Carro de sucesso no Brasil, Fusca é associado ao Horácio da Turma da Mônica
Essa história é de um Fusca verde Hippie de 1974 de propriedade de Ervin Moretti. O engenheiro comprou o “Horácio” de uma vizinha e colocou no painel uma pelúcia do personagem do dinossauro verde. Logo o carrinho ganhou fama.
“Ganhei o Horácio de um amigo em 2006, um ano após a compra do Fusca”, disse Ervin em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a identificação ficou ainda mais forte depois que o engenheiro foi até o estúdio de Maurício de Souza e apresentou o Fusca.
VEJA TAMBÉM
Foi em 2012 e rendeu até um autógrafo do cartunista. “Depois de conhecer a minha história com o personagem, o ‘pai’ da Mônica autografou o porta-luvas do carro”, relembra.
A reforma do Horário
Ervin conta que o Volkswagen Fusca adquirido da vizinha estava com problemas comuns dos carros que passam anos sem conversação, como ferrugem e pintura queimada. Mas os ajustes foram poucos, só mesmo uma pintura na cor original, a verde Hippie.
O modelo já rodou mais de 174 mil quilômetros e nunca passou por grandes reparos, apenas alguns ajustes necessários e a manutenção preventiva. E o brabo faz jus à sua reputação de valentia. Com o Horácio, Ervin já foi de Tiradentes e Araxá (cidades mineiras) para participar de encontros clássicos.
Tamanha dedicação rendeu prêmios em eventos nas cidades paulistas de Águas de São Pedro, Águas de Lindoia e São Caetano do Sul e Santos.
Sempre ao lado do engenheiro está sua esposa, Flávia Franco. Ambos vestem a camisa do personagem da Turma da Mônica e divertem nos passeios.
O Fusca 1300 1974
Horácio é um Fusca 1300 ano 1974, um verdadeiro clássico por si só. O carro é equipado com motor boxer quatro cilindros, capaz de gerar 36 cv de potência.
E foi justamente em 74 o melhor ano (até então) do Fusca no país. A VW inseriu no mercado o modelo 4 portas para dar uma sobrevida maior ao modelo, o propulsor 1.6 com dois carburados que rendia 54 cv.