Por que a Toyota não acredita em um mundo só de carros elétricos?

A montadora japonesa acredita que além dos carros elétricos é necessário outras abordagens sustentáveis. Entenda mais!

Desde que os carros elétricos começaram a ganhar popularidade, muitas montadoras passaram a investir nesta tecnologia. No entanto, a Toyota tem adotado uma abordagem diferente, demonstrando ceticismo quanto à eletrificação das frotas.

Mas porque a Toyota tem esse posicionamento?

Toyota ingressa no segmento dos carros elétricos com sedan bZ3 - Foto: Divulgação

 

Toyota ingressa no segmento dos carros elétricos com sedan bZ3 – Foto: Divulgação

 

Toyota é contra carros elétricos?

Não é bem assim, já que na visão da montadora apenas os elétricos não são suficientes para manter as pessoas se locomovendo.

Recentemente, o cientista chefe da Toyota, Gill Pratt, afirmou que a melhor abordagem para um futuro com menores emissões de carbono é multifacetada, com elétricos, híbridos e outras tecnologias verdes. 

“O tempo mostrará que o nosso ponto de vista é realmente o correto”, disse Pratt em Tóquio. “De uma forma ou de outra, haverá uma diversidade de grupos motopropulsores utilizados em todo o mundo”.

Uma dessas alternativas seria o hidrogênio. Inclusive, a marca já desenvolveu o Toyota Mirai que utiliza três cilindros de 5,6 kg de hidrogênio armazenados sob alta pressão. 

O gás é enviado para a célula de combustível para gerar energia elétrica e fazer o carro se mover. Apesar de gerar apenas água como resíduo, a popularização ainda é inviável, uma vez que armazenar o hidrogênio requer pressão e temperatura controladas. 

Carro movido a hidrogênio da Toyota - Foto: Divulgação

 

Carro movido a hidrogênio da Toyota – Foto: Divulgação

 

Foco na tecnologia híbrida

Por enquanto, a marca foca seus esforços nos na tecnologia híbrida. A empresa acredita que os veículos híbridos, que combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, oferecem uma solução mais eficiente em termos de custo e infraestrutura. 

A Toyota é líder mundial na produção de veículos híbridos, como o popular Corolla Altis e Corolla Cross Hybrid, e tem investido em pesquisas para aprimorar ainda mais essa tecnologia.

Sustentabilidade além dos veículos elétricos

Um dos principais desafios para a adoção em massa dos carros elétricos é o uso dos materiais para a produção das baterias, geralmente o Lítio. Trata-se de um recurso que exige extração contínua e limitada. 

Para contornar essa problemática, a fabricante investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de baterias mais sustentáveis e com maior autonomia. De acordo com o GlobalData, a marca já registrou 8.274 patentes de baterias.

Demanda de mercado

Outro fator que influencia a abordagem da Toyota é a demanda do mercado. Embora a popularidade dos carros elétricos esteja crescendo, a Toyota argumenta que a maioria dos consumidores ainda prefere veículos convencionais. 

Apesar disso, não quis ficar fora do mercado e já produz veículos em parceria com a chinesa BYD. É o caso do bZ3, sedan que é praticamente o Corolla elétrico e que já foi lançado na China. 

Ou seja, apesar de acreditar que não deve haver um mundo só de carros elétricos, a Toyota continua comprometida em desenvolver tecnologias e oferecer produtos da categoria.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA