Os pneus da Pirelli agora passaram por testes de velocidades ainda maiores. A empresa italiana deu um novo passo para a criação de produtos mais modernos, eficientes e com apelo sustentável com o desenvolvimento de um um novo equipamento em seu departamento de pesquisa para testar seus pneus em condições extremas. Entenda!
Máquina de testes de pneus Pirelli chega a 500 km/h
A chegada ao mercado de carros cada vez mais rápidos, o aumento da sofisticação dos motores elétricos, bem como a necessidade de desenvolver soluções para o automobilismo exigiu testes mais precisos para avaliar como os pneus se comportam em alta velocidade.
A High Speed Testing Machine (Máquina de Teste de Alta Velocidade) tem a capacidade de testar pneus a velocidades de até 500 km/h em condições controladas. O objetivo dos testes é melhorar a segurança dos pneus usados nos carros mais rápidos do mundo.
VEJA TAMBÉM
São três máquinas instaladas na sede da Pirelli em Milão, com capacidade de atingir 370, 450 e 500 km/h, respectivamente. As duas primeiras são utilizadas para testar pneus de carros de estrada, enquanto a terceira máquina é projetada principalmente para competições – é a mais veloz das três.
A funcionalidade principal dessas máquinas é avaliar o comportamento dos pneus em alta velocidade e garantir confiabilidade antes da próxima etapa, que são os testes ao ar livre. Além disso, ela também gerencia entradas de torque e aceleração extremamente altas.
A importância da Pirelli em eventos de automobilismo
A Pirelli está presente como fornecedora em mais de 350 eventos de automobilismo, o que exigiu a introdução de testes mais eficazes, capazes de atingir limites ainda mais extremos para produtos usados em contextos realmente desafiadores, como é o caso das corridas e tentativas de recordes de velocidade.
São ambientes cujos requisitos de segurança são ainda mais rigorosos e exigem processos de teste sob medida. Graças ao novo equipamento, a marca pode testar pneus como se estivesse sendo usados por um carro de Fórmula 1 em um autódromo, no entanto em condições simuladas ainda mais severas do que as evidenciadas nas provas.
Tudo isso para assegurar a integridade e a qualidade dos pneus nas mais diversas condições de uso, garantindo uma ampla margem de segurança. Já os pneus de uso doméstico também são beneficiados, principalmente aqueles utilizados em carros de alto desempenho, como os esportivos.