Uma das grandes novidades da Yamaha nos últimos anos foi o lançamento da Niken. Esta moto da categoria Sports Tourer tem como principal atributo o design exótico. Ainda mais pelo fato dela ter três rodas -duas na frente e uma atrás. E esta moto pode ganhar uma versão eletrificada. No caso, a moto Yamaha híbrida iria combinar um motor elétrico com outros motores elétricos.
Moto Yamaha híbrida com tração pode ser realidade; saiba mais
Quem está por trás desta transformação é a empresa Furion Hybrid Motorocycles. Ela até postou algumas informações em sua rede social. Chamada de Furiom M3, esta moto conceito tem como principal novidade o sistema híbrido. Este é formado pelo motor de 115 cv já usado na Yamaha Niken original e motores elétricos. No caso, os propulsores eletrificados ficariam localizados na traseira.
Já ao motor a combustão ficaria na roda traseira. O sitema poderá produzir uma potência total de 160 cv e um torque total de 140 Nm. Os motores elétricos seriam alimentados por uma bateria 2,2 kWh. O local que ela seria colocada? Esta é uma grande incógnita. A moto Yamaha híbrida também contaria com um sistema de frenagem regenerativo para recarregar as baterias.
Para melhorar a experiência do condutor, a moto estaria equiapa com três modos de condução. Ainda não há informações de quando ela estreará. Afinal, este é um projeto que ainda está em sua primeira fase. Lembrando que este não é a primeira vez em que a emrpesa faz este tipo de projeto.
A Furion Hybrid Motorcycles usou uma Yamaha YZF-R6 como base para criar uma moto híbrida. Este modelo foi chamado de Furion M1. No caso, ela traz uma versão modificada do chassi e do motor (de 600 cc). Sem falar do sistema híbrido, que traz um motor a combustão de 120 cv e um motor elétrico de 45 cv. A potência total desta moto é de 165 cv. Hoje, esta moto custa 30 mil euros (mais taxas). Ela tem uma autonoia de 40 km.
Detalhes da Yamaha Niken
A Yamaha Niken, que será usada neste projeto da moto híbrida, foi apresentada ao mundo no ano de 2017. Ela foi uma das atrações da fabricante asiática durante o Salão de Milão de 2017 (EICMA 2017). Ela é baseada no conceito MWT-9. A mesma também possui algumas semelhanças com a MT-09. O modelo chama muito a atenção por conta de seu visual. Um detalhes interessante são as rodas dianteiras inclináveis.
Esta motocicleta também taz carenagem esportiva e faróis de LED. Pensando em tecnologia, ela ainda traz controle de velocidade de cruzeiro, sistema de controle de tração, painel de instrumentos digital (de LCD) e entre outros itens.A Niken mais barata custa 14.995 euros (em Portugal).
Vale lembrar que a moto ainda possui uma versão mais voltada para quem gosta de viajar por estradas. Estamos falando da Niken GT.
Um dos seus principais destaques são as bolsas de 25 litros cada. O banco mais confortável e o para-brisa mais alto também se destacam. Ambas dividem o motor com a já conhecida MT-09. Estamos falando do propulsor de 847 cm³, 3 cilindros, 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida e quatro válvulas. Ele pode produzir 115 cv de potência e 8.,9 kgfm de torque. A transmisssão é uma de seis velocidades. Destaque ainda para o chassi híbrido.
Com informações de Motorroad/Furion Hybrid Motorocycles