Tags

Notícias

Cokoon: conheça a nova (e ecológica) tecnologia de produção de pneus

Créditos: Divulgação/ Continental
14 outubro, 2020
Da Redação

Em desenvolvimento conjunto desde 2017, a Continental, fabricante de pneus, e a Kordsa, fornecedora de materiais para a indústria de pneus, já estão oferecendo ao mercado – livre de custos de patente – a Cokoon.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Pneus com tecnologia ecológica 

Trata-se de uma nova tecnologia ecologicamente correta que permite a adesão de materiais de reforço têxtil – amplamente utilizados na fabricação de pneus, mangueiras e correias transportadoras – com compostos de borracha sem o emprego de resorcinol e de formaldeído, compostos químicos utilizados no processo de reforço têxtil dos fios que compõem a lona de corpo do pneu.

Mais de 40 empresas – entre fabricantes de pneus, de conversores e fornecedores de materiais têxteis – já manifestaram interesse em testar essa nova tecnologia e estão considerando entrar no pool de licenciamento gratuito de forma a contribuir para o seu desenvolvimento.

LEIA MAIS: Auto Busca passa a oferecer pneus em sua loja virtual
Calibrar os pneus com nitrogênio pode não ser tão vantajoso

A única exigência é que qualquer avanço no processo da Cokoon seja compartilhado gratuitamente entre os membros do pool, já que a Continental e a Kordsa oferecem esse novo sistema de adesão têxtil-borracha gratuitamente como solução de código aberto.

Pneus de alta qualidade atendem muitos requisitos como desempenho, resistência, segurança e sustentabilidade. Desta forma, as lonas têxteis requerem uma adesão excelente e ecologicamente correta à borracha.

A avaliação do processo de amostragem e o feedback dado pela indústria fez com que a Continental produzisse em série os primeiros 250 mil pneus de passeio com essa tecnologia.

Carros mais vendidos em agosto

Na galeria, confira quais foram os 30 carros mais vendidos em agosto. Os dados são da Fenabrave e a galeria conta também com as picapes, que são classificadas como comerciais leves pela federação dos distribuidores,e, portanto, ficam em um ranking separado dos automóveis.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.