Pneu importado e 69% mais barato vira polêmica: são seguros?

É um tanto quanto provável que você já tenha ouvido falar em pneu importado, e, possivelmente, ficou na dúvida sobre diversos fatores atrelados a eles, como segurança e preço.

O que acontece é que esse tipo de pneu, de fato, chega ao mercado brasileiro com valores extremamente atrativos, o que deixa muita gente incerteza quanto à confiança no produto.

Que tal sanar todas as suas dúvidas? Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes desses pneus!

Pneu importado e pneu nacional: qual a diferença?

Bem, se você quer saber o que realmente separa os pneus feitos no Brasil dos que são importados, vale dizer que a resposta vai muito além de onde eles são fabricados.

De forma mais clara, os pneus produzidos por aqui são feitos sob medida para lidar com o clima e as surpresas das estradas, indo de paralelepípedos a pistas cheias de buracos. 

Isso significa que eles são testados até o limite para garantir que possam enfrentar qualquer temperatura e terreno sem problemas, cumprindo todas as exigências de segurança do Brasil.

Já os pneus importados, principalmente aqueles vindos de países asiáticos, são fabricados em grandes quantidades, o que muitas vezes significa um preço mais em conta.

No entanto, o grande ponto é eles nem sempre são adaptados para as particularidades das estradas brasileiras. Vale destacar que isso não quer dizer que todos os pneus importados sejam inferiores, mas é preciso analisar antes da compra.

Isso porque muitos já vêm de marcas renomadas que seguem padrões rigorosos e conquistam mercados por todo o mundo, logo, a orientação é para, antes de optar por colocar um pneu importado no seu carro, conferir se ele têm as certificações necessárias para rodar em paz no Brasil.

Se informe ainda mais: Novo imposto pode aumentar MUITO o valor dos pneus importados

Por que pneu importado é mais barato?

Existem várias razões pelas quais os pneus importados podem ser mais acessíveis, como por exemplo, o fato de que muitos desses pneus são produzidos em países onde os custos de mão de obra e materiais são significativamente mais baixos.

Além disso, as políticas governamentais desses países, normalmente, subsidiam a produção e exportação para tornar seus produtos mais competitivos no mercado internacional.

Outro fator é a concorrência “desleal”, como mencionado anteriormente, onde produtos são vendidos abaixo do custo de produção para ganhar crédito de mercado, como acontece por aqui.

Isto é, é justamente a função de todos esses fatores que resultam em preços até 69% inferiores.

Pneu importado é seguro?

Quando se trata de segurança, o fator mais importante a considerar é se o pneu atende ou não as normas de segurança do país de uso, para assim destinar a sua confiança.

Assim, todos os pneus importados que são certificados por organismos internacionais e nacionais tendem a ser seguros para uso, assim como os pneus fabricados diretamente aqui.

No entanto, a preocupação surge com produtos que entram no mercado a preços extremamente baixos, muitas vezes sem passar pelas avaliações de segurança adequadas.

É por isso que se torna essencial que os consumidores verifiquem se os pneus importados possuem as marcações necessárias que atestam sua conformidade com as normas de segurança brasileiras.

Isso inclui marcas de certificação e informações sobre a data de fabricação. Por fim, normalmente, a etiqueta de certificação é bastante visível justamente para evitar problemas.

Aproveite para conferir: Dia dos pais: 10 dicas essenciais de manutenção automotiva para os amantes de carros

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar