O setor automotivo pode sofrer um novo aumento. Dessa vez, os pneus importados devem ser afetados. Se for confirmado, empresas podem ir à falência. A seguir, o Garagem360 explica melhor esse cenário. Acompanhe!
Por que os pneus devem ficar mais caros?
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A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) solicitou o aumento do Imposto de Importação incidente sobre pneus;
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O pedido, que está a espera de votação na Câmara de Comércio Exterior (Camex), refere-se a um salto de 16% para 35%.
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Como o aumento impacta no bolso do consumidor?
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Se for confirmada a mudança, o preço final do produto para carros de passeio pode aumentar em 15%;
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Já para caminhões e ônibus, será de 25%.
Esses cálculos são de Nota Técnica, que foi solicitado pela Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) à Guimarães Consultoria & Associados, empresa especializada em modelagem estatística e financeira fundada em 1995.
O que revela o estudo?
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De maneira resumida, o estudo revela que o aumento da taxa afetará o bolso do consumidores;
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Além disso, os custos operacionais das empresas que dependem de transporte rodoviário também sofrerão com essas possíveis mudanças.
O que disse a Abidip?
Em nota, a entidade destaca que:
“As previsões indicam tendência de expansão contínua nas vendas de pneus ao longo dos próximos 12 meses. A demanda está crescendo e se estabilizando em torno de média superior a três milhões de unidades mensais, o que mostra sinais claros de equilíbrio e ampliação do mercado. Nessa conjuntura, o aumento do Imposto de Importação não seria necessário. Pelo contrário, manter a taxação atual incentivará a competição, acessibilidade e inovação”, explica.
Janderson Maçanero, conhecido como Patrola, uma das principais lideranças dos transportadores autônomos, reforça os principais impactos deste possível aumento:
“É impossível a gente ter caminhões com 30 anos de uso, que valem entre 50 mil e 70 mil reais, e pagar mais caro, no caso de 22 pneus, do que a nossa ferramenta de trabalho. Será muito grande o impacto desse aumento no quilômetro rodado para o pessoal do transporte rodoviário, que faz safra, indústria, comércio e fretes interestaduais. A gente sabe que se onerar o caminhoneiro há reflexo na mesa do brasileiro e no dia a dia de toda a população”, destaca.
Quais serão os outros impactos do aumento da taxa?
De acordo com a Abidip, a alta do dólar e o frete marítimo que custa, em média, US$ 10 mil por contêiner, já tem afetado drasticamente os importadores com a alíquota de 16%.
A entidade acredita que, com um acréscimo desproporcional para 35%, muitas empresas poderiam ser fechadas, ocasionando a perda de inúmeros empregos.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhes.
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