PL quer tornar motorista de app como MEI

Um Projeto de Lei (PL) quer mudar a maneira como o motorista de app atua no Brasil, o transformando em MEI. Confira!

Um Projeto de Lei (PL) quer mudar a maneira como o motorista de app atua no Brasil, o transformando em MEI. Confira! 

PL quer transformar motorista de app em MEI

Está em análise na Câmara dos Deputados, o PL 741/24, que tem como finalidade transformar o motorista de app em MEI. 

A proposta, de autoria do deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) quer tornar exclusiva a atuação desses profissionais aos condutores cadastrados como Microempreendedores Individuais. 

Caso seja aprovado, o Projeto de Lei determina ainda que as plataformas como Uber e 99, cobrem apenas 25% do valor das viagens realizadas, até 15% a menos do atualmente.

Hoje, a depender do tempo e distância da corrida, a cobrança de valores das empresas pode chegar a 40%. 

PL quer tornar motorista de app como MEI
Deputado Darci Matos é o autor da proposta (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Proposta em análise

O Projeto de Lei 741/24 será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça da Câmara.

O caráter da análise é conclusivo, quando o projeto é votado apenas pelas comissões designadas. 

Segundo o autor da proposta, o deputado Darci Matos, as medidas esperam facilitar a atividade dos motoristas por aplicativo, com vantagens para as duas partes:

“Ao estabelecer que os motoristas por aplicativo sejam MEI, cria-se um facilitador nas relações com as plataformas e o poder público, retirando burocracias e preservando direitos e garantias que os informais não possuem”, defende Matos.

Entre os direitos que os profissionais ligados a aplicativos de transporte ganhariam, estão a aposentadoria e auxílio doença.

No que se refere às cobranças de taxas das plataformas, segundo Matos, a ideia é deixar a relação entre empresa e motorista mais transparente, além de evitar a ‘’cobrança predatória’’.

PL quer obrigar transporte de pets em carros de app

Também está em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2548/23, que prevê o direito de transportar animais de estimação nas viagens de transporte por aplicativo como a Uber, por exemplo.  

Caso seja aprovado, o PL de autoria dos deputados federais Bruno Ganem (Podemos-SP) e Raimundo Costa (Podemos-BA), obriga motoristas de app a aceitarem corridas com animais.

No entanto, deve haver compatibilidade em condições e características designadas pelas empresas em carros capazes de locomoção.

Ainda segundo o projeto, o descumprimento das medidas, estarão sujeitas a punições no Código de Defesa do Consumidor e desligamento do motorista da plataforma.

PL quer tornar motorista de app como MEI
Foto: Divulgação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA