Piloto iniciante: veja como escolher a moto ideal para você
Se você é um piloto iniciante que está prestes a comprar a sua primeira moto, precisa pesar alguns fatores na escolha do modelo ideal. Veja!
Se você é um piloto iniciante que está prestes a comprar a sua primeira moto, precisa pesar alguns fatores na escolha do modelo ideal. Veja!
Moto ideal para o piloto iniciante
Os momentos que precedem a compra da primeira moto é uma sensação incrível para os pilotos iniciantes.
Porém, para o sonho não virar pesadelo, algumas coisas precisam ser levadas em consideração na escolha do modelo ideal.
Dessa forma, critérios como, biotipo do motociclista, finalidade de uso, estilo de vida, conforto e custos precisam ser avaliados antes de optar por qualquer moto.
Finalidade da moto
De acordo com a gerente da concessionária Honda Blokton da Marechal, Leise Braga, O filtro mais importante num primeiro momento é a identificação da finalidade da moto para o comprador.
Assim, é preciso saber se o consumidor busca uma moto para trabalho, como meio de locomoção ou somente para lazer nos fins de semana.
“Para deslocamentos urbanos e trajetos curtos, como ir ao trabalho ou à faculdade, scooters e motos pequenas são ideais. Porém, para distâncias médias ou viagens em pistas expressas, recomenda-se motos a partir de 250 cilindradas. Em terrenos acidentados, modelos trail são indicados, oferecendo suspensão adequada para enfrentar o terreno de forma confortável para o piloto e passageiro. Esses modelos estão disponíveis em diversas faixas de cilindrada e tamanho”, salienta.
Modelos em questão
Leise complementa dizendo que entre os pilotos iniciantes, o ideal é começar devagar com modelos de baixa cilindrada, leves e com desempenho comportado, como os modelos de até 160 cilindradas.
Do mesmo modo, o biotipo da pessoa também deve ser levado em conta no momento da escolha, ou seja, não adianta escolher uma moto leve para quem tem muita massa ou vice e versa.
Nesse sentido, pilotos com mais peso ou mais altos requerem modelos acima dos básicos, portanto modelos mais potentes, como as linhas 250 cc e 300 cc, por exemplo.
Já a Honda Biz pode ser uma escolha assertiva para quem busca uma moto compacta que facilite manobras como estacionamento.
Por outro lado, a Honda CG 160 é mais indicada caso o piloto iniciante queira mais dinamismo e desempenho mais estimulante.
Veja os detalhes da primeira moto elétrica da Honda no Canal do Garagem360 no Youtube!
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.