Picape inédita inicia testes na Argentina e mira o Brasil em 2026

Picape inédita inicia testes na Argentina e mira o Brasil em 2026. Saiba qual é o que ela tem a oferecer ao mercado brasileiro.

Renault está dando passos concretos para entrar de vez na disputa das picapes intermediárias no Brasil, um segmento hoje dominado pela Fiat Toro. Protótipos da Niagara, o mais novo modelo da marca, já estão em fase de montagem de pré-série na fábrica de Córdoba, Argentina, sinalizando que a estreia oficial está cada vez mais próxima, prevista para 2026.

Renault Niagara – picape inédita faz testes na Argentina

Após meses de especulações e aparições disfarçadas, as primeiras unidades da Niagara com sua carroceria definitiva estão sendo produzidas e, segundo o site argentino Cars Drive, quatro delas já foram concluídas e enviadas para testes no Brasil.

A expectativa é que a Renault acelere a produção de protótipos, montando ao menos três por semana nos próximos meses, com o objetivo de iniciar a produção em larga escala em outubro de 2026.

Niagara Concept - Foto: Divulgação
Niagara Concept – Foto: Divulgação

Uma das notícias mais aguardadas pelos entusiastas, e agora confirmada, é que a Niagara terá uma versão híbrida. A matriz da Renault deu sinal verde para a eletrificação, e as discussões giram em torno de duas possibilidades: um sistema híbrido completo (HEV) com um motor elétrico traseiro para a versão 4×4, ou um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V.

Diferente de concorrentes como a Toro, que oferece motorização diesel, a Niagara não contará com essa opção. Em vez disso, a Renault encontrou uma solução inteligente para a tração 4×4: o motor 1.3 turbo flex (que gera 170 cv e 27,5 kgfm de torque) será responsável por impulsionar as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico no eixo traseiro, já em testes na Europa, fará a tração das rodas de trás. Este conjunto híbrido paralelo (HEV) promete eficiência e performance.

O motor 1.3 turbo flex deverá ser acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, uma atualização em relação ao CVT utilizado em outros modelos da marca. Um sistema de gerenciamento eletrônico controlará o acionamento independente dos motores, otimizando o desempenho e o consumo.

Nova picape inédita da Renault chegando - Foto: Divulgação
Nova picape inédita da Renault chegando – Foto: Divulgação

Posicionamento e Design: Ocupando o Topo da Gama

Com um investimento de R$ 1,9 bilhão em seu desenvolvimento e produção na planta argentina, a Niagara não chega para substituir a Oroch (fabricada no Paraná), mas sim para ocupar o topo da gama de picapes da Renault.

O modelo foi antecipado como conceito em 2023, revelando um design que terá muitas semelhanças com o Renault Boreal, o SUV médio que será apresentado nas próximas semanas e que também terá produção brasileira.

A proposta de design da Niagara é menos focada no aventureiro e mais no urbano, conforme antecipado pela própria marca. Daniel Nozaki, diretor do centro de design da Renault, confirmou que a picape terá mais de cinco metros de comprimento, aproximando-se das dimensões de modelos como a Ram Rampage.

Nova picape média da Renault - Foto: Divulgação
Nova picape média da Renault – Foto: Divulgação

O interior promete ser um diferencial, com um acabamento superior ao que a Renault atualmente oferece, utilizando uma maior variedade de materiais de qualidade. A tecnologia e o sistema multimídia também devem seguir a linguagem do Boreal, garantindo conectividade e recursos modernos aos ocupantes.

A produção dos modelos Sandero, Logan e Kangoo na fábrica argentina não será interrompida para a montagem das unidades pré-série da Niagara. O trio continuará sendo produzido normalmente para atender a outros países da América Latina, graças a um arranjo de produção que permite o uso compartilhado da mesma linha.


Qual a sua expectativa para a chegada da Renault Niagara ao mercado brasileiro com sua proposta híbrida e foco em luxo? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA