Pesquisa revela dado inusitado sobre aluguel de carros
Qual é o perfil de quem opta pelo aluguel de carros? Leia o post e veja os principais dados sobre o segmento no país.
Pretende aderir ao aluguel de carros para viajar, fazer um passeio ou mesmo trabalhar? Uma pesquisa da Turbi, empresa 100% digital de aluguel de veículos, mostrou que 15% dos contratos são para usar o carro entre 22 horas da noite às 6 da manhã. Entenda o motivo.
15% dos pedidos de aluguel de carros ocorre a noite
Um levantamento da Turbi, empresa 100% digital de aluguel de carros por aplicativo, revela que mais de 15% dos aluguéis acontecem entre 22h-6h. A busca por um veículo fora do horário comercial na grande São Paulo está ligada a uma demanda crescente de seu principal público, os clientes entre 25 e 45 anos, que representam 80% da base.
A Turbi disponibiliza veículos 24/7 em mais de 400 estacionamentos parceiros na grande São Paulo. “A operação foi montada estrategicamente para que nossos clientes tenham acesso a um carro sempre que precisarem e perto de casa”, explica o Chief Growth Officer, Luiz Bonini.
Atualmente a empresa opera com cerca de 3.000 veículos na frota. Entre as opções para os clientes, estão modelos hatch, sedan, SUV e Sport, oferecidos em um processo de contratação, retirada e devolução 100% digital e feito pelo App.
“A praticidade de você poder escolher exatamente o veículo, personalizando placa, cor e até o quanto de combustível há no tanque de combustível vai de encontro com a necessidade do cliente de utilizar a solução escolhida por ele, sem surpresas”, conclui Bonini.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), dados apontam que 32% das assinaturas de veículos são de curta duração e voltadas para viagens e lazer.
Perfil de quem aluga carros no Brasil
Outro levantamento, da Carroaluguel revelou o perfil do brasileiro que faz pesquisas sobre o aluguel de carros na internet. Veja o perfil:
- A maior parte é de pessoas entre 25 e 34 anos (35%);
- Seguido por pessoas com idade entre 35-44 anos (22%);
- Entre 18 e 24 anos (19%);
- Entre 45 e 54 anos (11%);
- 55 e 64 anos (7%);
- Mais de 65 anos (2%);
- 51% são homens e 49% mulheres.
Quanto ao público que realmente alugam o veículo, o resultado por faixa etária é um pouco diferente, com uma baixa conversão (principalmente entre 18 e 24 anos. Veja:
- 25-34 anos – 1,19% de conversão;
- 35-44 anos – 1,78% de conversão;
- 18-24 anos – 0,55% de conversão;
- 45-54 anos – 2,14% de conversão;
- 55-64 anos – 2,01% de conversão;
- 65+ – 2,68% de conversão.
Já quanto ao valor, é necessário usar os dados de outra pesquisa. Desta vez feita pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa que analisa o comportamento do consumidor que utiliza sua rede de transações.
Segundo o relatório, desde a pandemia houve um aumento de 27% tíquete médio no segmento de aluguéis de veículos quando comparados a 2020 (antes da Covid-19).
“Nos chamou a atenção o crescimento acentuado do ticket médio dos aluguéis de carros em todo o país e, conversando com empresas referência nessa indústria, confirmamos essa mudança no comportamento das pessoas em relação ao serviço nesses últimos meses de pandemia”, explica Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting & Analytics.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.