Peugeot 208 recebe 2 estrelas no Latin NCAP; Tucson recebe 0. Entenda

Nos novos resultados do Latin NCAP, o Peugeot 208 ganhou duas estrelas, enquanto o Hyundai Tucson obteve zero estrela. Confira os detalhes de cada um deles!

Hyundai Tucson no Latin NCAP
Hyundai Tucson no Latin LCAP (Foto: Divulgação)

Peugeot 208 recebe duas estrelas no Latin NCAP

Os novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foram divulgados. Nele, o Peugeot 208 recebeu apenas duas estrelas, enquanto o Hyundai Tucson zerou o teste.

O Peugeot 208 , fabricado na Argentina, com dois airbags frontais, dois laterais de corpo e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve duas estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O popular modelo compacto atingiu 51,53% em Proteção de Ocupantes Adultos, 54,92% em Proteção de Ocupantes Infantis, 54,13% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS).

Peugeot 208 no Latin NCAP
Hatch recebeu duas estrelas (Foto: Divulgação)

Através dos resultados, o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção.

A proteção contra chicotada cervical foi boa, o veículo está em conformidade com o regulamento de impacto traseiro UNR32 e oferece uma folha de resgate de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. A falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Para ganhar pontos de AEB, os modelos necessitam proteção passiva total. Sem os airbags laterais de cortina, o 208 não pode somar pontos de AEB, tecnologia disponível nas versões.

Peugeot 208 registrou pontuação baixa para proteção infantil

O desempenho da proteção do ocupante infantil ficou abaixo das expectativas. O veículo teve pontuação baixa, devido à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Além disso, durante o teste dinâmico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posição, afetando a proteção da cabeça do dummy de três anos, o que também poderia levar a uma redução de pontos.

O problema foi revisado e foi explicado pela comunicação incorreta ao usuário. Ações foram tomadas pela Peugeot para melhorar este cenário, foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. O modelo foi reavaliado depois que a Peugeot decidiu fazer melhorias na comunicação do usuário para evitar o desbloqueio do encosto.

Peugeot 208 no Latin NCAP
Veículo teve pontuação baixa na proteção infantil (Foto: Divulgação)

Nessa nova avaliação, o encosto do banco permaneceu em posição durante todo o teste, resultando em melhor pontuação para proteção dos ocupantes infantis.

É provável que, com a proteção lateral padrão da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCAP ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas o fabricante rejeitou a oferta.

“É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores.” Afirmou o Secretário Geral do Latin NCAP.

Hyundai Tucson coreano zera o teste do Latin NCAP

O  , fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e nenhum ESC padrão, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. A versão anterior do SUV atingiu 51,21% na Proteção do Ocupante Adulto, 4,37% na Proteção do Ocupante Infantil, 49,85% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto; no entanto, a falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo.

O desempenho da segurança infantil foi ruim porque o Tucson surpreendentemente vem com um cinto de dois pontos padrão na posição do banco central traseiro e, além disso, porque a Hyundai se recusou a recomendar o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para testes.

A proteção para pedestres em geral foi média, com proteção pobre para a coxa e baixa proteção para a cabeça. O veículo não possui Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente impedir o contato com os pedestres.

Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. Os elementos opcionais de segurança contribuíram para uma melhor proteção dos ocupantes. O Latin NCAP ofereceu a Hyundai para testar a nova versão do Tucson, mas o fabricante rejeitou a oferta.

A versão Tucson avaliada pelo Latin NCAP foi relegada com a nova versão do modelo. O Latin NCAP comprou a unidade avaliada em fevereiro de 2021, após consultar as representações oficiais da marca em três países diferentes, foi confirmado que faltavam, ao menos, dois anos para que o novo Tucson chegasse à América Latina.

Os tempos se desenrolaram de forma diferente e o novo Tucson chegou à América Latina em 2021. Isso não invalida esse resultado, pois há muitos Tucsons “antigos” ainda disponíveis como veículos novos ou usados que os consumidores podem comprar.

“O Latin NCAP está mais uma vez decepcionado com a Hyundai com sua atitude em relação à saúde e a segurança dos consumidores latino-americanos. É incrível que um SUV como o Tucson não ofereça proteção lateral e ESC padrão. Também é preocupante o atraso incomumente longo na entrega das peças originais.” Finalizou o secretário.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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