Pesquisa revela: apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos voltariam a um carro a combustão
Apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos voltariam a um carro a combustão, revela pesquisa. Descubra os motivos da alta satisfação, mas também os desafios da infraestrutura de recarga.
Enquanto as vendas de carros elétricos disparam globalmente e o debate sobre o futuro dos veículos a combustão se intensifica, um novo estudo reforça uma tendência clara: a maioria dos motoristas que experimenta um elétrico não pensa em voltar atrás.
Uma pesquisa recente, conduzida pelo serviço britânico de pontos de recarga Zap-Map, revela que apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos considerariam retornar a um carro a gasolina ou diesel.
Apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos voltariam a um carro a combustão
O estudo, que entrevistou 3.746 proprietários de veículos elétricos no Reino Unido, confirmou descobertas de pesquisas anteriores sobre o comportamento e a satisfação desses motoristas. Os resultados são claros: a grande maioria dos entrevistados está absolutamente encantada com seus carros elétricos.
Eles atribuíram uma nota média de satisfação de 87 em 100, citando a economia no custo de uso e manutenção (78%), os benefícios ambientais (73%) e o maior desempenho do carro (65%) como as principais razões para a escolha.
No entanto, essa satisfação elevada não impede que os proprietários apontem áreas que necessitam de melhorias. Apesar de a grande maioria (79%) ter um carregador doméstico, mais da metade (51%) utiliza a recarga pública pelo menos uma vez por mês. Isso sublinha a importância crítica da rede pública de recarga, que precisa de investimento contínuo e expansão para acompanhar o ritmo de crescimento dos veículos elétricos.
Desafios na Recarga Pública: Qualidade e Acesso
A qualidade e a disponibilidade dos pontos de recarga públicos surgem como um dos maiores desafios. A pesquisa aponta para a necessidade de mais pontos de carga rápida (de 150 kW ou mais) e, crucialmente, de uma melhor manutenção dos carregadores existentes. Em locais como a Espanha, por exemplo, um em cada quatro carregadores não informa se está funcionando, gerando frustração para os usuários.
Uma nova tendência observada pelo estudo Zap-Map é a queda no uso de carregadores em estacionamentos de supermercados no Reino Unido, que diminuiu 32%. Isso pode ser explicado pelo fato de muitos supermercados terem eliminado as opções de recarga gratuita em carregadores que, geralmente, são mais lentos (até 22 kW).
Apesar dos desafios na infraestrutura de recarga, a pesquisa reforça que a experiência de dirigir um carro elétrico é tão positiva que a maioria dos motoristas não contempla um retorno aos veículos a combustão. Isso indica que, à medida que a infraestrutura se aprimora e a tecnologia avança, a adesão aos elétricos tende a se fortalecer ainda mais globalmente.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.