Pesquisa diz que brasileiros preferem transporte por app ao invés de carro próprio

Segundo pesquisa encomendada pelo PayPal, cerca de 80% dos brasileiros usaram serviços de transporte por app durante o período da pandemia. O risco de contágio em transportes públicos foi um dos motivos pelo quais houve a ascensão dos serviços online de mobilidade urbana. Veja detalhes.

O serviço de transporte por app cresceu durante a pandemia, é p que diz pesquisa, veja
O serviço de transporte por app cresceu durante a pandemia, é p que diz pesquisa, veja (Foto: Divulgação / Uber)

Serviços de transporte por app cresceu durante a pandemia

Segundo a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela Edelman, agência global de comunicação, a pedido do PayPal, entre outubro de 2020 e outubro de 2021, cerca de 80% dos brasileiros usaram serviços online de mobilidade urbana para evitar o contágio da Covid. Além disso, o estudo revela que mais de 62% dos entrevistados afirmaram preferir usar serviços de mobilidade e transporte em vez do próprio carro – até porque acreditam que esses meios de locomoção são devidamente higienizados e desinfetados.

Foram ouvidas 1.000 pessoas, compradoras online, com idades entre 18 e 55 anos, moradoras de todas as regiões do país, abrangendo as diferentes classes sociais.

VEJA TAMBÉM

Segundo o Paypal, a elevada intenção dos brasileiros de manter os hábitos de pagar online por mobilidade urbana mesmo com o retorno a uma vida ‘normal’ pós-pandemia comprova como a experiência foi positiva para o consumidor.

Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 48% dos brasileiros pagavam online por transporte diariamente ou semanalmente, já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice ultrapassou os 56%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.

Pandemia foi um dos fatores que fez aumentar a procura por transportes por app

De acordo com os dados, 65,4% dos entrevistados  estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo quando pedem carro, o índice que cai para menos de 41% quando a compra é realizada via carteira digital.

Além disso, 80,5% preferem usar meios de transporte individuais por razões de saúde/para evitar o contágio. Já 64,7% acreditam que os meios de transporte coletivos ou compartilhados são devidamente desinfetados.

O serviço de transporte por app cresceu durante a pandemia, é p que diz pesquisa, veja
Pandemia foi um dos fatores para aumentar o procura do serviço (Foto: Divulgação / 99)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Tendência do crescimento de transportes por app deve permanecer mesmo após o término da pandemia

A pesquisa também apurou que 91% dos entrevistados gostam da experiência de pagar online por serviços de mobilidade urbana, e que 88,3% pretendem continuar a pagar online por serviços de transporte por app quando a pandemia acabar.

A pesquisa destaca também que os brasileiros têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.

Transporte por app e combustível está entre os principais gastos de compras online

A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.

O serviço de transporte por app cresceu durante a pandemia, é p que diz pesquisa, veja
Tendência tende a manter após o término da pandemia (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar