Perdeu ou roubaram a placa do seu carro? Veja como emitir uma nova

Perder a placa do carro não é nada nem um pouco agradável, e pode acarretar diversos problemas para o condutor na hora de circular com seu veículo.

Apesar disso, é completamente comum que ocorram incidentes onde a placa do carro seja perdida e/ou até mesmo roubada. E aí, o que fazer?

Bem, as leis de trânsito deixam clara a necessidade de emitir uma nova placa, e o Garagem360 te ajuda a entender qual o processo necessário para isso. Acompanhe!

Foto: Freepik

Pode andar com o carro sem placa?

Circular com algum automóvel sem o devido emplacamento pode resultar em seríssimas penalidades não só para o responsável pelo veículo, mas para o próprio carro.

De forma simples e breve, a multa por circular com um automóvel sem placa e/ou com algum problema no item é proveniente de uma infração gravíssima, e tem o valor de R$ 293,47

Além disso, o condutor ainda precisará lidar com a soma de sete pontos na sua carteira de habilitação, e claro, a apreensão do veículo por estar circulando de forma irregular.

Essas penalidades são tão alarmantes porque é através da placa do veículo que torna-se possível identificar sua origem e os dados do condutor, o que evita roubos e clonagens.

Foto: Freepik

O que fazer se perder a placa do veículo?

Para início de conversa, a primeira coisa a fazer nesse tipo de situação é abrir um boletim de ocorrência e registrar o acontecimento. Isso deve ser feito de forma imediata.

Essa regra vale tanto para casos onde a placa foi perdida e/ou roubada. Dessa forma, o B.O evitará problemas caso outra pessoa tente utilizar a placa do respectivo automóvel para atividades ilegais.

Depois da abertura do boletim, será preciso solicitar uma nova placa. Entretanto, existem três possibilidades para isso:

  1. Para as placas “cinzas”
  2. Para placas vermelhas
  3. Para placas do Mercosul

Outro ponto importante é a necessidade de estar com o licenciamento em dia, caso contrário, não será possível emitir uma nova placa.

Foto: Freepik

Como faz para pedir uma nova placa?

Assim como dito anteriormente, o processo dependerá do tipo de placa que o automóvel tinha, ou seja: a “cinza”, a vermelha ou a do Mercosul.

É preciso ter em mente que a taxa referente ao valor do licenciamento pode variar de estado para estado. Além disso, caso o CRLV esteja com alguma pendência, o valor pode ser ainda maior.

Como solicitar uma nova placa se a antiga for “cinza”

Caso a placa perdida seja cinza, o responsável pelo veículo precisará solicitar a conversão para o novo formato Mercosul. O serviço de emplacamento é feito por empresas estampadoras oficiais.

Para os moradores de São Paulo, há uma lista indicando quais são essas empresas, mas é possível consultá-las junto ao Detran responsável por atuar em cada estado brasileiro.

Foto: Freepik

Como solicitar se a placa antiga for vermelha

Os automóveis com placas vermelhas precisam solicitar um novo emplacamento no modelo de Placas de Identificação Veicular – PIV.

Para isso, será preciso emitir uma nova via do CRLV e realizar a devida vistoria de identificação veicular através de uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).

Os moradores de São Paulo podem consultar as informações pelo link disponibilizado pelo Detran.

Por fim, o último passo consiste em ir até uma unidade mais próxima de atendimento de registro do veículo com todos os documentos em mãos e finalizar as etapas em uma empresa estampadora de placas credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Placas Mercosul

Quem já tinha uma placa Mercosul e precisa emitir uma nova vai se deparar com etapas bastante semelhantes. Vale dizer que essas novas placas já estão em vigor há um bom tempo.

Em SP, por exemplo, elas já estão em circulação desde o ano de 2020, e possuem apenas o país de identificação.

Basicamente, o processo de solicitação consiste em:

  1. Realizar a vistoria do veículo em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
  2. Entrar em contato com o Detran para solicitar a autorização de estampagem;
  3. Entrar em contato com uma empresa de estampagem.

Ademais, os moradores de São Paulo podem utilizar o Poupatempo para solicitar a autorização.

Aproveite para conferir: Entregadores do iFood serão beneficiados com descontos nos abastecimentos das motos; veja como conseguir

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar