Pequeno, esperto e urbano: Honda aposta em mini carro elétrico

Conheça o novo mini carro elétrico da Honda, o N-One e:, a aposta da montadora japonesa para o segmento urbano após o Honda e. Saiba sobre seu design, estratégia de mercado e desafios.

Após a recepção morna do seu primeiro esforço no segmento de veículos elétricos compactos, o Honda e, a montadora japonesa está se arriscando novamente com um novo carro urbano elétrico que promete ser igualmente charmoso e, quem sabe, mais bem-sucedido.

Honda aposta em mini carro elétrico

O protótipo camuflado do novo VE da Honda fez sua estreia no Festival de Velocidade de Goodwood, revelando um formato de carroceria incomum que intriga e atrai olhares.

Apesar da camuflagem, o veículo elétrico deixou pouca margem para a imaginação. Ele se assemelha a um kei car japonês, mas com arcos de roda salientes que sugerem uma bitola mais larga. Essa característica dá a impressão de que a Honda transformou um kei car em uma espécie de “carrinho de corrida”, com um visual que, para muitos, é muito menos exagerado e exigente que o do seu antecessor, o Honda e.

Vale lembrar que o Honda e enfrentou dificuldades no mercado devido à sua combinação de preço alto, autonomia limitada e dirigibilidade peculiar.

Honda aposta em mini carro elétrico - Foto: Divulgação
Honda aposta em mini carro elétrico – Foto: Divulgação

 

N-One e: Revelado e a estratégia de mercado

Enquanto o protótipo subia a ladeira em Goodwood, a Honda discretamente revelou o nome do novo VE: N-One e:. Este nome não é por acaso, pois indica que o novo elétrico é, muito provavelmente, baseado no kei car N-One de terceira geração, popular no mercado japonês.

A estratégia da Honda parece ser a de oferecer duas versões de carroceria: uma mais estreita para o Japão, a fim de cumprir os regulamentos específicos dos kei cars, e outra com arcos de roda arredondados e bitola mais larga para a Europa e outros mercados globais, onde não há as mesmas restrições de tamanho. Essa abordagem não seria inédita; a Suzuki já fez algo similar com o Jimny, que também teve versões de eixo diferentes para atender a regulamentações regionais.

Um teaser divulgado no Japão, mostrando parte da frente do veículo, parece confirmar essa teoria, exibindo um modelo sem os arcos das rodas alargados. Isso reforça a ideia de que o mercado japonês receberá uma versão estritamente kei car, enquanto outros países terão a opção com a carroceria mais encorpada.


Desafios no mercado

Embora o nome N-One e: ainda não tenha sido oficialmente confirmado para a Europa – onde o veículo ainda é conhecido como Honda Super EV em sua versão conceitual –, a produção está prevista para ser revelada ainda este ano, com um provável lançamento em um grande salão do automóvel.

No Japão, o elétrico N-One terá uma tarefa árdua: destronar o Nissan Sakura, o atual veículo elétrico mais vendido do país, que também é um kei car elétrico. Além disso, a Honda enfrentará a concorrência não apenas de rivais kei elétricos nacionais, mas também do primeiro kei car estrangeiro, que a chinesa BYD está desenvolvendo ativamente.

A aposta da Honda em um mini carro elétrico como o N-One e: mostra um amadurecimento na sua estratégia para o segmento de VEs urbanos. Com um design mais equilibrado e a possibilidade de uma adaptação inteligente para diferentes mercados, a montadora busca um caminho mais promissor para conquistar o público que valoriza a agilidade, a sustentabilidade e o charme de um carro compacto elétrico.

Leia também: Nova tecnologia pode resolver a ansiedade de autonomia dos carros elétricos sem baterias maiores

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA