Peça Legal: motoristas agora podem buscar componentes via WhatsApp no RS

O Detran-RS adicionou mais uma funcionalidade ao site Peça Legal. Agora é possível contatar os desmanches diretamente pelo WhatsApp

Para facilitar o contato com os desmanches credenciados que comercializam peças usadas no Rio Grande do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) adicionou mais uma funcionalidade ao site Peça Legal.  Além de apresentar a lista das empresas que disponibilizam a peça procurada, agora os compradores podem contatar os Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) diretamente pelo WhatsApp. 

Saiba como buscar componentes do Peça Legal via WhatsApp

Peça Legal: motoristas agora podem buscar componentes via WhatsApp no RS

Processo de busca pelo Peça Legal é simples (Foto: Divulgação/Detran-RS)

Ter acesso à nova funcionalidade é muito simples. O interessado em comprar peças oriundas de desmanche deve acessar o Peça Legal pela internet. Na página principal, basta clicar sobre o ícone do aplicativo de mensagens que o site abrirá a conversa com a loja via WhatsApp.

O Detran-RS também adicionou ao site a opção de filtro, para que o comprador possa buscar apenas empresas que tenham a opção de venda por mensagem. 

O Peça Legal também permite filtrar por município, tipo de veículo (carro, moto, caminhão, ônibus ou outro), ano, modelo e, ainda, pelo nome da peça procurada.

Atualmente, o site Peça Legal reúne quase 10 milhões de peças usadas cadastradas para a venda nos 435 CDVs com credenciamento no Detran-RS. Desde 2015, quando entrou em vigor a Lei dos Desmanches, esses estabelecimentos regulados pela autarquia são os únicos autorizados a vender peças usadas no Rio Grande do Sul. 

A lei foi criada para combater a venda de peças ilícitas oriundas de veículos roubados e furtados. Desde então, segundo o Detran-RS, o Estado registrou “uma redução substancial nesse tipo de crime”.

Além da garantia de origem licita, as peças cadastradas no site Peça Legal devem passar pela inspeção de um responsável técnico, comprovando que têm condições de uso com segurança e qualidade. As peças têm rastreabilidade de origem e respeitam normas ambientais para a sua seleção.

Operação Desmanche

Outra política pública com impacto direto no combate à criminalidade é a Força-Tarefa Desmanches, que integra o trabalho de Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP), além do Detran-RS. 

Criada em 2016 e ampliada ao longo dos anos, a Operação Desmanche aprimorou o combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares ou que vendam peças sem origem identificada continuem em funcionamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA