Parque eólico da Honda completa 8 anos e gera energia para produzir carros

Inaugurado em 26 de novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, abastece as fábricas de automóveis da marca

Durante a COP27, realizada no Egito, o Brasil foi elogiado por sua gama elevada de fontes de energia renovável. Enquanto a média global é de 25%, o país possui 85% de energia renovável. A energia eólica é uma expoente nesse sucesso. E um dos exemplos é o parque eólico da Honda em Xangri-Lá.

Inaugurado em 26 de novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá (RS) completa oito anos neste sábado e é um marco para a energia limpa nacional. A estação é uma iniciativa do grupo Honda para atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050, uma meta global da montadora.

Parque eólico da Honda em Xangri-Lá (Foto: Divulgação/Honda)

Parque eólico gera energia limpa para produção de automóveis

Após obras de expansão em 2020 que aumentaram o parque eólico em 11%, a energia limpa do Rio Grande do Sul consegue suprir toda a demanda de energia elétrica das unidades fabris de automóveis, no interior paulista, além de atender também o escritório administrativo em São Paulo (SP).

A produção de energia eólica chega às fábricas de automóveis da Honda por meio do Sistema Interligado Nacional e já permitiu que cerca de 900 mil automóveis fossem produzidos com energia elétrica limpa e renovável.

O empreendimento conta com dez aerogeradores, resultando em uma capacidade instalada de 31,7 MW. Desde o início da operação, já foram gerados 615 GWh de energia e cerca de 43 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Parque eólico da Honda em Xangri-Lá (Foto: Divulgação/Honda)

“A Honda Energy é um projeto que nos orgulha muito e comemorar os oito anos de operação do parque eólico é uma satisfação ainda maior. Hoje todos os automóveis Honda produzidos no país utilizam energia elétrica limpa e os bons resultados mostram que estamos no caminho certo ao conciliar inovação e respeito ao meio ambiente”, afirma o presidente da Honda Energy e vice-presidente Industrial da Honda Automóveis, Otávio Mizikami.

Ainda com sua visão de cooperação com o meio ambiente, e redução da emissão de carbono, a Honda em 2021 anunciou ter um planejamento para ter a sua frota de carros 100% elétrica ou híbrida. A empresa investirá cerca de 5 trilhões de ienes (o equivalente a R$ 190 milhões) para alcançar este objetivo ecológico. No planejamento, o lançamento global de 30 carros elétricos até 2030 está em pauta.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA