Parque eólico da Honda completa 8 anos e gera energia para produzir carros
Inaugurado em 26 de novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, abastece as fábricas de automóveis da marca
Durante a COP27, realizada no Egito, o Brasil foi elogiado por sua gama elevada de fontes de energia renovável. Enquanto a média global é de 25%, o país possui 85% de energia renovável. A energia eólica é uma expoente nesse sucesso. E um dos exemplos é o parque eólico da Honda em Xangri-Lá.
Inaugurado em 26 de novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá (RS) completa oito anos neste sábado e é um marco para a energia limpa nacional. A estação é uma iniciativa do grupo Honda para atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050, uma meta global da montadora.
Parque eólico gera energia limpa para produção de automóveis
Após obras de expansão em 2020 que aumentaram o parque eólico em 11%, a energia limpa do Rio Grande do Sul consegue suprir toda a demanda de energia elétrica das unidades fabris de automóveis, no interior paulista, além de atender também o escritório administrativo em São Paulo (SP).
A produção de energia eólica chega às fábricas de automóveis da Honda por meio do Sistema Interligado Nacional e já permitiu que cerca de 900 mil automóveis fossem produzidos com energia elétrica limpa e renovável.
O empreendimento conta com dez aerogeradores, resultando em uma capacidade instalada de 31,7 MW. Desde o início da operação, já foram gerados 615 GWh de energia e cerca de 43 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.
“A Honda Energy é um projeto que nos orgulha muito e comemorar os oito anos de operação do parque eólico é uma satisfação ainda maior. Hoje todos os automóveis Honda produzidos no país utilizam energia elétrica limpa e os bons resultados mostram que estamos no caminho certo ao conciliar inovação e respeito ao meio ambiente”, afirma o presidente da Honda Energy e vice-presidente Industrial da Honda Automóveis, Otávio Mizikami.
Ainda com sua visão de cooperação com o meio ambiente, e redução da emissão de carbono, a Honda em 2021 anunciou ter um planejamento para ter a sua frota de carros 100% elétrica ou híbrida. A empresa investirá cerca de 5 trilhões de ienes (o equivalente a R$ 190 milhões) para alcançar este objetivo ecológico. No planejamento, o lançamento global de 30 carros elétricos até 2030 está em pauta.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.