Pare já: atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro

Não é preciso ser nenhum especialista para saber que o motor é o principal componente do carro. Dessa forma, confira atitudes que prejudicam seu funcionamento ou até mesmo o comprometem! 

Para já: atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro
Foto: Freepik

Atitudes ruins para o motor do carro

Pneus, direção, amortecedores, suspensão, freios, e claro, o motor. 

Esses, com certeza são alguns dos principais componentes de um veículo e enfrentar problemas com os itens acima pode comprometer a experiência de qualquer condutor. 

Ainda mais se a complicação em questão for no motor do carro, a mais famosa das peças de um automóvel. 

Dessa maneira, confira atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro, até mesmo em hábitos comuns do nosso dia a dia, mas que precisam ser evitados para aumentar a vida útil desse e de outros componentes.

Esquecer dos fluídos e lubrificantes

Uma das ações mais básicas para qualquer proprietário de carro é dar ‘’uma olhadinha’’ nos níveis de fluídos e lubrificantes do veículo como forma de preservar o motor. 

E aqui não estamos falando de complementos de peças de difícil acesso, mas de lubrificantes como o óleo do motor e também o fluído para o radiador. 

Esses aspectos são tão importantes que alguns dos motoristas mais experientes costumam dizer que ‘’se o carro tem água e óleo, está tudo certo’’. 

Não é bem assim, mas se levarmos em conta principalmente os modelos usados, toda checagem prévia dos carros começa justamente pelos níveis de óleo do motor e fluido de arrefecimento. 

Para já: atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro
Foto: Freepik

Não ligar e sair

Quando você acorda, imediatamente se levanta e corre para fazer suas atividades? 

Provavelmente não e por mais que a comparação possa parecer esdrúxula, não é. 

Dar a partida no carro e sair imediatamente com ele pode causar problemas nos componentes do motor, já que o veículo está, nos primeiros segundos, preparando a engrenagem para funcionar. 

Isso não significa que você precisa esperar o carro esquentar por longos tempos como eram necessários nos modelos mais antigos, porém, ao ligar, se acomode, ajuste os retrovisores e cinto, prepare sua viagem, e então saia sem possibilidades de problemas. 

Para já: atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro
Foto: Divulgação

Andar pouco

Por mais contraditório que pareça, rodar de menos com seu carro pode danificar algumas de suas peças, entre elas, os componentes do motor. 

Isso pode ocorrer pelo ressecamento de fluídos, que assim, perdem suas propriedades e funcionalidade. 

Portanto, se você passa dias sem utilizar seu carro, crie pelo menos o hábito de rodar com ela na vizinhança por cerca de 30 minutos, uma vez por semana que seja. 

Para já: atitudes que prejudicam (e muito) o motor do seu carro
Foto: Freepik

Para mais dicas como essa, navegue pelo site e pelo Canal no Youtube do Garagem360!

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar