Paralisação de MOTORISTAS de APP já COMEÇOU; veja as EXIGÊNCIAS
A paralisação de motoristas de app pegou muitos usuários de surpresa. Mas é realmente justa? Veja as principais reinvindicações.
Segunda-feira, 15/5, é marcada pela paralisação de motoristas por aplicativos em todo o país. A manifestação, convocada pela Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp).
Segundo as associações, a expectativa é de adesão de pelo menos 70% dos profissionais em todo o país, onde mais de 2 milhões de trabalhadores estão ativos na área.
Paralisação de motoristas de app em todo o Brasil
Entre as principais cobranças estão melhores condições, em especial o aumento nos repasses das viagens. Muitos motoristas reclamam das dificuldades em conseguir uma remuneração justa.
A categoria pede reajuste do valor mínimo da corrida par R$ 10 (atualmente este valor é de R$ 5,87), e do km rodado, para R$ 2,00 (hoje entre R$ 1,19 e R$ 2). Outra exigência é o repasse de um valor adicional por cada parada solicitada durante a corrida. Atualmente, não há remuneração extra por parada.
Motoristas estão trabalhando ‘por fora’ das plataformas
A reportagem do Garagem360 conseguiu uma corrida depois de pegar o contato através do grupo do condomínio de um dos redatores do portal, já que por meio dos apps Uber ou 99, a viagem não estava sendo aceita por nenhum motorista da região.
O motivo é que muitos motoristas estão trabalhando sem utilizar as plataformas, principalmente hoje por conta da paralisação.
Carlos Augusto, nome fictício já que ele só aceitou falar nessas condições, disse que nos grupos do Whatsapp, os motoristas estão divididos. Alguns aderiram, outros preferiram tirar a segunda-feira de folga, inclusive teve aqueles que se prepararam com mais no domingo para curtir o descanso hoje.
Os que preferiram rodar estão satisfeitos com o aumento da dinâmica, com aumento de até 1.8 do valor normal em algumas regiões de Brasília. O que levou muitos motoristas a desistirem de ficar em casa.
Para Carlos, as reivindicações são necessárias, principalmente pelos ganhos. “O Uber (referência ao motorista) ‘tá’ rodando o dia todo e não tira nem R$ 3 mil no final. Já foi bom, no começo, mas agora é muito motorista, corrida barata, de 5, 10 ‘conto’, que nem vale a pena. Eu prefiro ‘por fora’ porque ganho um a mais. Só levo por indicação”.
A prática de aceitar corridas fora da plataforma não é passível de bloqueio, já que a negociação foi feita fora do aplicativo. Nesse caso foi seguro, mas nem sempre é, daí a necessidade de sempre usá-lo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.