Parabrisas perdem faixa escurecida e azulada na parte superior; motivo é surpreendente
Entenda os motivos pelos quais os parabrisas perderam a faixa escurecida e azulada
Em um passado não muito distante, os carros tinham uma faixa escurecida no topo do para-brisa. Batizada como faixa de proteção solar, a sua função era bloquear parte da luz do sol. Como resultado, o motorista tinha mais visibilidade e todos os ocupantes do veículo poderiam sentir um ambiente térmico mais agradável.
Os efeitos da faixa de proteção solar
Para quem não se lembra, a faixa, em grande parte dos casos, era azulada ou esverdeada. Ela preenchia toda a largura superior do para-brisa. Foi criada para funcionar em paralelo com o quebra-sol interno.
Na prática, a faixa escura reduzia aquele incômodo provocado pelo sol, sobretudo nas manhãs e fins de tarde de verão. Contudo, desapareceu dos carros novos. Se antes, era protagonista, hoje “está na geladeira”.
Leia também:
-
BYD Dolphin Mini: proprietários destacam os principais defeitos comuns do hatch chinês
-
Especialistas dizerm que Tesla está em colpaso, e pode ser que empresa de Musk não se recupere
-
Após nova tarifa de Trump nos EUA, Stellantis demite quase 1.000 funcionários
Por que a faixa de proteção solar sumiu dos carros modernos?
O protagonismo da faixa de proteção solar perdeu força em razão do desenvolvimento tecnológico. Agora, os carros saem de fábrica com para-brisas preparados contra reflexos e radiação ultravioleta. Anteriormente, a proteção era somente no topo, hoje, é desenvolvida para toda a superfície do veículo.
Em outras palavras, os vidros dos carros atuais proporcionam melhor performance na filtragem de luz solar e no controle de calor interno. Esse cuidado, aliás, é mais do que bem-vindo, especialmente em um período em que a temperatura do planeta está aumentando e os raios solares estão ganhando cada vez mais força.
Além desse reforço, outros cuidados ajudam a proteger o seu veículo do sol, como protetores no para-brisa e uma boa película protetora, que contribui positivamente para a redução da temperatura interna do automóvel. Assim, você terá uma viagem bem mais agradável.
E você, tinha reparado nesta importante mudança nos carros internos? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Volkswagen Nivus Sense 2025 está de volta por R$ 120 mil