Parabrisas perdem faixa escurecida e azulada na parte superior; motivo é surpreendente

Entenda os motivos pelos quais os parabrisas perderam a faixa escurecida e azulada

Em um passado não muito distante, os carros tinham uma faixa escurecida no topo do para-brisa. Batizada como faixa de proteção solar, a sua função era bloquear parte da luz do sol. Como resultado, o motorista tinha mais visibilidade e todos os ocupantes do veículo poderiam sentir um ambiente térmico mais agradável. 

Os efeitos da faixa de proteção solar

Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

Para quem não se lembra, a faixa, em grande parte dos casos, era azulada ou esverdeada. Ela preenchia toda a largura superior do para-brisa. Foi criada para funcionar em paralelo com o quebra-sol interno.

Na prática, a faixa escura reduzia aquele incômodo provocado pelo sol, sobretudo nas manhãs e fins de tarde de verão. Contudo, desapareceu dos carros novos. Se antes, era protagonista, hoje “está na geladeira”. 

Leia também:

Por que a faixa de proteção solar sumiu dos carros modernos? 

O protagonismo da faixa de proteção solar perdeu força em razão do desenvolvimento tecnológico. Agora, os carros saem de fábrica com para-brisas preparados contra reflexos e radiação ultravioleta. Anteriormente, a proteção era somente no topo, hoje, é desenvolvida para toda a superfície do veículo. 

Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

Em outras palavras, os vidros dos carros atuais proporcionam melhor performance na filtragem de luz solar e no controle de calor interno. Esse cuidado, aliás, é mais do que bem-vindo, especialmente em um período em que a temperatura do planeta está aumentando e os raios solares estão ganhando cada vez mais força.

Além desse reforço, outros cuidados ajudam a proteger o seu veículo do sol, como protetores no para-brisa e uma boa película protetora, que contribui positivamente para a redução da temperatura interna do automóvel. Assim, você terá uma viagem bem mais agradável. 

E você, tinha reparado nesta importante mudança nos carros internos? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Volkswagen Nivus Sense 2025 está de volta por R$ 120 mil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA