Para onde vai o óleo lubrificante da moto depois de descartado?
Saiba para onde vai o óleo lubrificante da moto após o descarte e saiba qual a importância da troca periódica; confira os detalhes!
Você já parou para pensar para onde vai o óleo lubrificante da moto após o descarte? É de suma importância entender isso, afinal, o produto é considerado um resíduo Perigoso Classe I.
Além disso, esse tipo de óleo é um grande vilão ambiental, que, quando descartado de forma incorreta, pode resultar em grandes danos tanto à saúde quanto para o meio ambiente.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Descarte incorreto do óleo lubrificante da moto é extremamente danoso
O descarte ideal de resíduos, como é o caso do óleo lubrificante da moto, é essencial para evitar danos severos ao meio ambiente e a saúde dos seres vivos.
Prova disso é que, de acordo com a NBR-10004, o OLUC é altamente poluente, e apenas um único litro pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor
Além disso, ainda vale destacar que, de acordo com os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a cada 10 litros de OLUC queimados, 20 gramas de metais pesados são imediatamente gerados.
Ou seja, é preciso tomar o máximo de cuidado possível na hora do descarte para realizá-lo da maneira mais adequada possível.
Veja também: Entenda a diferença de um óleo de alta e baixa viscosidade
Como descartar corretamente o óleo lubrificante da moto?
De acordo com a legislação brasileira, o descarte do óleo lubrificante da moto deve ser feito em fontes geradoras, como por exemplo:
- Postos de combustíveis
- Oficinas
- Super trocas de óleos
- Indústrias
Assim, o próximo passo consiste em destinar o óleo para a reciclagem através do refino. Ainda vale destacar que é totalmente proibido utilizar o resíduo como combustível.
*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)
*Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997)
Quando trocar o óleo lubrificante da moto?
- Verifique o manual do fabricante para se informar quanto os intervalos de manutenção
- Normalmente, a troca do óleo mineral é feita a cada 3 mil a 4 mil km rodados
- Normalmente, a troca do óleo semissintético é feita a cada 5 mil a 7 mil km rodados
- Normalmente, a troca do óleo sintético é feita a cada 7 mil a 10 mil km rodados
Aproveite para conferir: 1, 2, 3, 4 e 5 dicas PRÁTICAS para economizar combustível na estrada