Para onde vai o óleo lubrificante da moto depois de descartado?

Saiba para onde vai o óleo lubrificante da moto após o descarte e saiba qual a importância da troca periódica; confira os detalhes!

Você já parou para pensar para onde vai o óleo lubrificante da moto após o descarte? É de suma importância entender isso, afinal, o produto é considerado um resíduo Perigoso Classe I.

Além disso, esse tipo de óleo é um grande vilão ambiental, que, quando descartado de forma incorreta, pode resultar em grandes danos tanto à saúde quanto para o meio ambiente.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

Foto: Freepik

Descarte incorreto do óleo lubrificante da moto é extremamente danoso

descarte ideal de resíduos, como é o caso do óleo lubrificante da moto, é essencial para evitar danos severos ao meio ambiente e a saúde dos seres vivos.

Prova disso é que, de acordo com a  NBR-10004, o OLUC  é altamente poluente, e apenas um único litro pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor

Além disso, ainda vale destacar que, de acordo com os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a cada 10 litros de OLUC queimados, 20 gramas de metais pesados são imediatamente gerados.

Ou seja, é preciso tomar o máximo de cuidado possível na hora do descarte para realizá-lo da maneira mais adequada possível.

Veja também: Entenda a diferença de um óleo de alta e baixa viscosidade

Como descartar corretamente o óleo lubrificante da moto?

De acordo com a legislação brasileira, o descarte do óleo lubrificante da moto deve ser feito em fontes geradoras, como por exemplo:

  • Postos de combustíveis
  • Oficinas
  • Super trocas de óleos 
  • Indústrias

Assim, o próximo passo consiste em destinar o óleo para a reciclagem através do refino. Ainda vale destacar que é totalmente proibido utilizar o resíduo como combustível.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

*Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997)

Foto: Freepik

Quando trocar o óleo lubrificante da moto?

  • Verifique o manual do fabricante para se informar quanto os intervalos de manutenção
  • Normalmente, a troca do óleo mineral é feita a cada 3 mil a 4 mil km rodados
  • Normalmente, a troca do óleo semissintético é feita a cada 5 mil a 7 mil km rodados
  • Normalmente, a troca do óleo sintético é feita a cada 7 mil a 10 mil km rodados

Aproveite para conferir: 1, 2, 3, 4 e 5 dicas PRÁTICAS para economizar combustível na estrada

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA