Para ficar de olho: 5 tendências da indústria automotiva para 2025

Veja essas 5 tendências da indústria automotiva para 2025. Tem Inteligência Artificial, Conectividade, entre outros avanços.

O setor automotivo está vivendo uma transformação sem precedentes, impulsionada por avanços tecnológicos e a crescente preocupação com a sustentabilidade. Prova disso, são essas 5 tendências da indústria automotiva que vão se popularizar em 2025. 

Quais as  tendências da indústria automotiva para 2025?

Segundo Julia Meinberg, o setor automotivo está se adaptando rapidamente às mudanças tecnológicas e ambientais. Isso quer dizer que as tendências futuras combinam inovações sustentáveis e conectividade inteligente.

“2025 será um ano marcante para a indústria. As montadoras que conseguirem equilibrar tecnologia, sustentabilidade e segurança terão um grande diferencial competitivo. Estamos entrando em uma nova era da mobilidade, onde os veículos serão cada vez mais conectados, eficientes e, acima de tudo, sustentáveis”, diz a especialista em tecnologia automotiva da dataRain, Julia Meinber

Ela toma com base os insights que obteve durante o evento Automotive Business Experience 2024 (ABX24). 

Veja as tendências da indústria automotiva para 2025 - foto: Divulgação
Veja as tendências da indústria automotiva para 2025 – foto: Freepik

 

1. Expansão da Eletrificação com Veículos Híbridos e Elétricos

Segundo Julia, a eletrificação será um dos pilares da evolução automotiva, impulsionada por programas como o MOVER. As montadoras atuantes no país já estão se movimentando para a produção de modelos como os híbridos-flex. 

Stellantis já vai apresentar seus modelos bio hybrid Pulse e Fastback em novembro, enquanto Toyota e GM devem também preparam carros híbridos-flex para 2026. 

“A eletrificação está deixando de ser uma tendência e se consolidando como uma realidade. Nos próximos anos, veremos um aumento significativo na oferta de modelos elétricos e híbridos, especialmente no mercado brasileiro, que busca se posicionar como referência em sustentabilidade automotiva”.

2. Integração de Inteligência Artificial para Direção Autônoma

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como dirigimos e vai continuar transformando os veículos, permitindo que os automóveis realizem manobras complexas e tomem decisões autônomas por meio de algoritmos de aprendizado profundo. 

“A condução autônoma já está mais perto do que muitos imaginam. A chave será integrar essas novas funcionalidades de maneira acessível e ética, priorizando a segurança dos passageiros e pedestres. É um enorme desafio técnico, mas também um passo essencial para a mobilidade do futuro”, comenta.

3. Desenvolvimento de Tecnologias de Propulsão Sustentável

Além da eletrificação, outras tecnologias de propulsão sustentável estão ganhando destaque. O uso de biocombustíveis avançados e células de combustível a hidrogênio são exemplos de alternativas promissoras que podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis. 

“O Brasil possui uma vantagem com sua matriz energética diversificada. A expansão do uso de biocombustíveis e o investimento em hidrogênio verde poderão transformar o país em um hub de tecnologia automotiva sustentável nos próximos anos”.

Tecnologia Bio Hybrid Stellantis - Foto: Divulgação
Tecnologia Bio Hybrid Stellantis – Foto: Divulgação

4. Conectividade Veicular e Internet das Coisas (IoT)

A conectividade está transformando os veículos em dispositivos cada vez mais inteligentes, capazes de se comunicar com outros veículos, infraestruturas e dispositivos pessoais. 

Isso tudo graças à evolução das redes 5G e a futura chegada do 6G, que ainda vai permitir um série de funcionalidades inovadoras, como diagnósticos preditivos, alertas de manutenção e atualizações de software remotas.

“A conectividade será o elo que unirá todas as outras inovações. Com o 5G, a troca de dados em tempo real tornará os veículos mais inteligentes e capazes de se adaptar às necessidades dos motoristas em diferentes contextos de trânsito e uso”, argumenta.

A I.A estará cada vez mais presente na indústria automotiva
A I.A e conectividade estarão cada vez mais presente na indústria automotiva – Foto: Freepik

5. Baterias de Lítio: Nacionalização e Expansão da Produção

“O Brasil tem um enorme potencial para ser protagonista no mercado global de baterias de lítio, especialmente se conseguir alinhar incentivos governamentais e infraestrutura adequada. Isso garantirá maior segurança energética para o setor automotivo e fortalecerá a indústria local”, ressalta Julia.

Para ela, as baterias de lítio estão em franca expansão, com empresas como a BorgWarner e Moura investindo para desenvolver uma cadeia de produção brasileira, de modo a reduzir a dependência de componentes importados e aumentará a competitividade da produção nacional.

Leia também:

Gasolina sem petróleo? Conheça essa inovação

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA