Os SUVs mais roubados em SP; saiba quais são os mais visados

O Boletim Econômico Tracker-Fecap mostra que furtos e roubos de utilitários esportivos cresceram. Veja os SUVs mais roubados em SP.

Os SUVs estão em alta. Vários modelos aparecem entre os carros mais vendidos do País. No entanto, estes automóveis também fazem parte de uma estatística negativa. O Boletim Econômico Tracker-Fecap mostra que furtos e roubos de utilitários esportivos cresceram no estado de São Paulo durante o 1º quadrimestre. Veja os SUVs mais roubados em SP.

SUVs mais roubados em SP

Foram registrados 714 furtos e 542 roubos de SUVs durante o primeiro quadrimestre do ano (Foto: Divulgação/VW)

Veja quais foram os SUVs mais roubados em SP durante o 1º quadrimestre de 2022

Esta é uma categoria onde a oferta aumentou bastante nos últimos anos. No entanto, o furto e o roubo de SUVs também está crescendo, como mostra o boletim citado acima, que tem como base os dados da Secretária de Segurança Pública do Estado de Sâo Paulo. O Boletim Econômico Tracker-Fecap traz o número de ocorrências de acordo com a ação.

SUVs mais roubados em SP

Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Jeep)

Além disso, é importante mencionar que o período avaliado foi entre janeiro e abril deste ano (1º quadrimestre). No caso de furtos de SUV, o número de ocorrências registradas foi de 714. O que significa que houve um crescimento de 213,16% com relação ao mesmo período de 2021.

Enquanto isso, houveram 542 ocorrências de roubos neste período. Isso significa que houve um acréscimo de 77,12% com relação ao mesmo período no ano passado. O Boletim Econômico Tracker-Fecap também mostrou quais foram os modelos mais visados pelos meliantes. Segundo o levantamento, o líder deste ranking foi o Honda HR-V.

O modelo da marca japonesa teve 201 unidades furtadas ou roubadas no período. Um aumento de 224,19%. Este modelo vive um momento de transição, visto que a pré-venda da nova geração já começou. Enquanto isso, na segunda posição está um dos SUVs compactos mais vendidos do País. Trata-se do VW T-Cross.

Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

Neste caso, foram registrados 171 furtos e roubos. O que representa um aumento de 235,29% nas ocorrências. Mais um veículo que é bastante querido pelo público. O Jeep Renegade entra junto com estes outros SUVs mais roubados em SP por conta dos 161 furtos e roubos registrados no primeiro quadrimestre deste ano (+75%).

Outros modelos que vão bem nas vendas, como o Hyundai Creta (4º colocado) e Jeep Compass (5º colocado) também aparecem entre os cinco primeiros.

Veja o ranking completo dos SUVs mais roubados em SP no 1º quadrimestre (Boletim Econômico Tracker-Fecap)

1º – Honda HR-V = 201 furtos e roubos

2º – VW T-Cross = 171 furtos e roubos

3º – Jeep Renegade = 161 furtos e roubos

4º – Hyundai Creta = 159 furtos e roubos

5º – Jeep Compass = 113 furtos e roubos

6º – Nissan Kicks = 87 furtos e roubos

7º – VW Nivus = 76 furtos e roubos

8º – Honda WR-V =56 unidades

9º – Chevrolet Tracker = 47 furtos e roubos

10º – Ford EcoSport = 39 furtos e roubos

Mas o que tornam os SUVs veículos mais visados?

SUVs mais roubados em SP

Foto: Unsplash.com

Nos últimos anos, as marcas começaram a investir mais neste tipo de carro. Hoje, boa parte das fabricantes que vendem automóveis por aqui possuem ao menos um modelo assim. Com isso, a venda também está aumentando. De acordo com a Fenabrave, por exemplo, foram vendidos 371.147 SUVs durante este ano.  

Isso significa que boa parte das vendas totais são de SUVs. No entanto, este crescimento do mercado também pode estar fazendo com que certos assim acabem entrando para a lista de carros mais roubados em SP também. Há ainda há outras questões, como o fato de SUVs custarem um valor mais alto e as peças.

Com informações de Boletim Econômico Tracker-Fecap

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA