Os carros mais polêmicos já lançados no Brasil; saiba quais são

carros mais polêmicos
Hyundai Veloster (Foto: Divulgação/Hyundai)

O mercado de automóveis do Brasil é um dos mais competitivos do mundo. Alguns lançados por aqui fazem sucesso imediato. Mas outros modelos acabam chamando a atenção por conta dos comentários de consumidores e especialistas sobre alguma característica ou falha. Veja alguns dos carros mais polêmicos já lançados no Brasil.

carros mais polêmicos
A lista traz alguns carros lançados no Brasil que causaram polêmica (Foto: Divulgação/Fiat)

Veja alguns dos carros mais polêmicos já lançados no Brasil

Chevrolet Agile

carros mais polêmicos
Chevrolet Agile (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Começamos falando de um dos hatches que a Chevrolet fabricou por aqui. O Agile foi lançado aqui no Brasil em 2009 com o intuito de substituir o Corsa. Baseado na plataforma do primeiro Chevrolet Corsa vendido por aqui, o modelo era um dos mais baratos da linha. Sem falar que era baseado no conceito Gpix.

No entanto, ele recebeu bastante críticas na época. Um dos pontos era o seu visual. Mesmo inaugurando uma identidade visual da marca. Um outro ponto negativo do carro era o fato dele não ter um comando interno para a abertura do porta-malas.

VEJA TAMBÉM

Além disso, outro ponto questionado pelas pessoas era sobre o seu acabamento. Lembrando que ele ganhou uma reestilização em 2013. O Chevrolet Agile saiu de linha 2014.

Hyundai HB20

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Agora falaremos de um dos carros mais vendidos. O Hyundai HB20 foi um dos grandes lançamentos do ano de 2012. No Salão do Automóvel daquele ano, várias pessoas compareceram ao estande da marca para conferir o modelo. Sete anos depois, a Hyundai lançou sua segunda geração. Na ocasião, vários detalhes, como a grade, foram trocadas.

E esta mudança deixou o carro alinhado com outros modelos da marca. Só que o novo visual deixou a opinião pública dividida. Alguns gostaram e acharam ousado. No entanto, outros fizeram bastante críticas ao modelo.

No começo do ano seguinte, começaram a chegar as lojas unidades do HB20 com mudanças na grade. Bom, parece que no final deu tudo certo e hoje ele é um dos principais automóveis de passeio da marca.

VW Fox

carros mais polêmicos
VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Mais um hatch em nossa lista com alguns dos carros mais polêmicos já lançados no Brasil. O VW Fox é um dos carros nacionais mais conhecidos do Brasil. Ele foi vendido aqui no Brasil entre 2003 e 2021 e foi um sucesso de vendas. Só que ele se envolveu em uma polêmica em seus primeiros anos de vida por conta do sistema de rebatimento do banco.

No caso, alguns proprietários tiveram seus dedos decepados ao tentar puxar a alça do porta-malas e aumentar a área do porta-malas. Na época, a marca não queria realizar um recall. Porém o recall acabou acontecendo. Ela afeitou unidades do Fox, do CrossFox e do SpaceFox vendidas aqui e em outros mercados.

E foram feitas mudanças. A Volkswagen passou oferecer um anel de borracha para ser colocado na argola. Esta era usada para fixar a fita que fazia o acionamento do rebatimento dos bancos.

Fiat Tipo

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Fiat)

A Fiat é uma das marcas mais conhecidas do Brasil. Ela fabrica carros na cidade Betim-MG desde os anos 70 e é a atual líder do mercado nacional. Mas ela também já esteve envolvida em uma polêmica. Ela envolvia o incêndio de unidades do Fiat Tipo. Este carro foi um dos principais hatches da marca.

Só que unidades comercializadas entre 1993 e 1995 (importadas) tiveram que ser chamadas para um recall em 1996. Isso porque houveram casos de vazamento do fluído da direção hidráulica em partes mais aquecidas do motor e isso fazia com que o carro pegasse fogo.

Na ocasião, as mais de 155 mil unidades foram chamadas para a substituição da mangueira de alta pressão que fazia o papel de conduzir o fluído. Mesmo com isso, alguns casos voltaram a acontecer posteriormente.  Os donos de unidades afetadas só começaram a receber suas indenizações em 2019.

Hyundai Veloster

Hyundai Veloster (Foto: Divulgação/Hyundai)

Por fim, falaremos de um dos carros mais desejados pelos brasileiros na década passada. O Hyundai Veloster foi lançado no Brasil em 2011. O carro se destacava muito pelo design que misturava elementos futuristas e elementos esportivos. Sem falar que o mesmo vinha com três portas e uma boa lista de equipamentos.

Na época, a Caoa falava que ele vinha com um motor 1.6 TGDI. Ele poderia gerar 140 cv e 12,5 kgfm. No entanto, estas informações não condiziam com a verdade. O Veloster nacional estava sendo vendido com um motor 1.6 de 128 cv.

Além disso, pessoas reclamaram que alguns equipamentos anunciados, como os oito airbags, não estavam disponíveis. Algumas delas chegaram a processar a Hyundai Caoa. O modelo saiu de linha aqui no Brasil em 2014. Hoje em dia, nos Estados Unidos, o Hyundai Veloster pode ser encontrado em uma versão de 280 cv.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar