Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos; saiba os motivos!

Um dos carros mais econômicos do Brasil deixará de ser produzido. Estamos falando do Volkswagen Fox, que sai de linha após 18 anos.

O fim de uma era. Um dos carros mais econômicos do Brasil deixará de ser produzido. Estamos falando do Volkswagen Fox, que sai de linha após 18 anos. Em comunicado à imprensa, a montadora alemã confirmou que o veículo já não está sendo produzido no estado do Paraná. Este carro foi desenvolvido no Brasil. Até na Europa foi comercializado. Sem falar que deu origem ao CrossFox e ao SpaceFox.

Ele estava sendo fabricado na planta da marca em São José dos Pinhais-PR. De acordo com a montadora alemã, ele cederá o seu  espaço para ampliar a produção do T-Cross. O SUV foi um dos carros mais vendidos do Brasil no mês passado. A marca diz que ele alcançará neste mês a marca de 200 mil unidades produzidas.

Já o Gol acabará se tornando o carro mais barato da marca no Brasil. O Fox deixa de ser feito na cidade paranaense após quase duas décadas. A última unidade feita foi um Fox Xtreme pintado na cor Vermelho Tornado.

Volkswagen Fox

Foto: Divulgação/VW)

Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos; saiba o motivo!

Esta era a única versão oferecida.  Este exemplar irá para o acervo da Volkswagen. Assim, se juntará a outros modelos clássicos na Garagem VW. Este é localizado na fábrica da Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo-SP. Esta foi uma das 1,8 milhões unidades que foram fabricadas desde seu lançamento.

Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T‑Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior”, disse Leandro Lemos de Oliveira, plant manager da Volkswagen em São José dos Pinhais, em comunicado.

E esta foi a última unidade de um carro que fez história no Brasil. Ele foi apresentado no mercado nacional em 2003. A partir do conceito Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro), este carro foi pensado de “dentro pra fora”, segundo a montadora.

Volkswagen Fox

VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Seu nome também causou dúvidas. A expectativa de muitos era que ele se chamasse VW Tupi. O responsável por seu design, que o acompanhou durante toda a carreira, foi o designer Luiz Alberto Veiga.

No primeiro momento, apenas o modelo de três portas foi oferecido.Ele estava sendo vendido com motores 1.0 e 1.6 Total Flex. Logo depois, em 2004, foram adicionadas as portas traseiras. Baseado na plataforma PQ24, o pequeno chegou a ser vendido no mercado europeu. Esta chegada ao Velho Continente aconteceu em 2005. Já a sua saída foi em 2011.

Polêmica e reestilizações

VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Tudo estava indo bem, até que os problemas com o sistema de rebatimento dos bancos traseiros começaram a aparecer. Muitas pessoas ficaram com os dedos feridos. Em um primeiro momento, a marca disse que não tinha necessidade de realizar um recall. Porém, depois de idas e vindas, ela acabou convocando o carro em 2008.

De acordo com o jornal “Estado de São Paulo”, foram convocadas 477 mil unidades do carro (Fox, SpaceFox e CrossFox) para colocação de um anel de borracha sobre a argola onde tinha uma fita fixada. Este tinha a função de acionar o rebatimento dos bancos. Unidades exportadas também foram chamadas.

VW Fox Bluemotion (Foto: Divulgação/VW)

Depois disso, a linha do Volkswagen Fox passou por duas reestilizações. A primeira aconteceu em 2010, quando ganhou uma nova grade dianteira, novos faróis e um painel redesenhado. No caminho entre esta mudança e a última, realizada em 2014, o carro passou a contar com o motor EA211 1.0 de três cilindros. Ele equipava a versão Bluemotion.

Nos últimos anos, poucas mudanças. Na linha 2021, ele estava sendo oferecido nas versões Connect e Extreme. Aliás, ainda é possível vê-lo no configurador oficial da marca. O primeiro está com preços a partir de R$ 61.690 (preço do site). Já o segundo está custando a partir de R$ 67.430 (preço do site).

Volkswagen Fox

VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

VW Fox (Foto: Divulgação/VW)

Ambos estão equipados com um motor 1.6. Ele pode gerar uma potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm a 2.500 giros.

CrossFox e SpaceFox

Volkswagen Fox

VW CrossFox (Foto: Divulgação/VW)

Nos anos seguintes, mais novidades. A versão aventureira CrossFox foi lançada em 2005 e tinha um motor 1.6 Total Flex. Esta fez bastante sucesso. Ainda mais por trazer uma suspensão elevada, apliques esportivos e um estepe na traseira. Este saiu de cena em 2017.

VW SpaceFox (Foto: Divulgação/VW)

Já no ano seguinte, a VW anunciou o lançamento da SpaceFox. Esta minivan tinha como principal atributo o espaço interno. Ela tinha um entre-eixos de 2.464 mm e porta-malas de 430 litros. Ele deixou de ser produzido há dois anos atrás. Os dois também sofreram as mesmas mudanças visuais do hatch.

(Com informações de Revista Auto Esporte e Volkswagen)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA