Tags

Notícias

Mercedes-Benz: conheça a origem do nome da marca

Créditos: Divulgação
3 abril, 2020
Da Redação

Há 120 anos, uma menina de onze anos inspirou o nome da primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Origem do nome Mercedes-Benz

O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida.

O primeiro automóvel com este nome – o Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. Isso não se deu apenas pela sua tecnologia avançada para a época – que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu design.

LEIA MAIS: Recall: Mercedes-Benz chama Classes C, E e G, GLC e CLS para segunda etapa da campanha
Mercedes-Benz A 200, Toyota RAV4, Chevrolet Onix: veja os carros testados pelo Garagem 360 em 2020

O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: “Entramos na era da Mercedes”.

A partir de então, as letras curvas de “Mercédès” passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele mesmo ano.

Desde então, o nome da marca – que foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926 – é presente em vários países do mundo.

Única marca de automóveis com um nome feminino

Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. “Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de Marketing da Mercedes-Benz AG.

Testamos: Mercedes-Benz A 200 é um dos sedãs mais divertidos da atualidade

O Mercedes-Benz Classe A 200 Sedan Advance impressiona – confortável, tecnológico, potente, imponente e bonito, muito bonito. O preço, alto para os padrões brasileiros, até que é em conta quando comparado com outros modelos premium. Confira o teste completo aqui.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.