Opinião: Bottas larga bem, vence GP do Japão e ajuda Mercedes a faturar o hexa

O suposto favoritismo da Ferrari no GP do Japão durou poucos metros. Após garantir a primeira fila na classificação, o time italiano viu seus dois pilotos.

O suposto favoritismo da Ferrari no GP do Japão durou poucos metros. Após garantir a primeira fila na classificação, o time italiano viu seus dois pilotos largarem mal e perderem a ponta antes da primeira curva. Pole, Sebastian Vettel queimou a largada e depois demorou para partir. Já Charles Leclerc se enroscou com a Red Bull de Max Verstappen e caiu para o final do grid, além de ser punido. Valtteri Bottas, que não tem nada a ver com essa trapalhada toda, largou bem, pulou para a ponta e se manteve até o final da corrida.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Com a vitória de Bottas e o terceiro lugar de Lewis Hamilton, a Mercedes garantiu o sexto título consecutivo de construtores. O próprio Hamilton também está próximo de ser hexa, já que saiu do Japão com 64 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe. Com isso, o britânico precisa de mais 41 pontos, dos 104 ainda em disputa, para fechar a conta e passar a régua. Uma vitória e um terceiro lugar nas duas próximas corridas, resultados totalmente possíveis para Lewis, são suficientes para o inglês garantir a sexta taça. É questão de tempo.

GP do Japão: corrida das trapalhadas

Após a classificação ser adiada por conta de um dos maiores tufões da história do Japão, a corrida aconteceu sem nenhuma intervenção climática. Mesmo assim, alguns fatos inusitados marcaram a corrida. A já comentada largada da Ferrari foi uma delas. Leclerc, o maior prejudicado, ainda correu por três voltas com a asa dianteira danificada. Por conta da colisão com Verstappen, que acabou abandonando a corrida, Charles também perdeu o retrovisor esquerdo. Hamilton foi outro afetado pelos destroços do monegasco da Ferrari, já que o seu espelho direito foi arrancado por um pedaço da asa do carro italiano.

Outro ponto que merce ser mencionado, mas que não foi bem uma trapalhada, foi a estratégia da Mercedes. Bottas, líder desde o começo, foi chamado para fazer o pit stop na volta 16, tudo para evitar que Vettel, que parou no giro anterior, passasse o finlandês. Com isso, os dois fariam uma segunda parada. Hamilton entrou nos pits apenas na 21ª volta e parecia caminhar para apenas uma parada.

LEIA MAIS: Conheça os carros 1.0 mais potentes do Brasil

Niva, Fusca e Jimny: confira carros pequenos e valentes

Conforme previsto, Vettel e Bottas voltaram para os boxes nas voltas 31 e 36, respectivamente, voltando atrás de Hamilton. E tudo indicava que o britânico iria conseguiu mais uma vitória, já que dizia que os pneus estavam bons, além de ter um desempenho aceitável. Mas na volta 42 ele foi chamado novamente para fazer o segundo pit stop, dando a vitória para a Bottas. Lewis ainda perdeu o segundo lugar e precisou se contentar com o terceiro posto.

Perez bate, mas pontua

Para encerrar as presepadas, Sergio Perez bateu sua Racing Point na última volta, após disputar a oitava posição com a Toro Rosso de Pierre Gasly. Porém, mesmo fora da corrida, o mexicano conseguiu garantir os dois pontos do nono lugar. Isso aconteceu pois houve um problema com o painel eletrônico das posições na última volta da corrida. Nesse caso, o regulamento prevê que o resultado final seja o da volta anterior. Perez ainda estava na prova na 52ª volta e, por isso, acabou ficando o nono lugar, mesmo não tendo terminado o GP.

A seguir, confira como ficou a classificação final do GP do Japão.

POS NO DRIVER CAR LAPS TIME/RETIRED PTS
1 77 Valtteri Bottas MERCEDES 52 1:21:46.755 25
2 5 Sebastian Vettel FERRARI 52 +13.343s 18
3 44 Lewis Hamilton MERCEDES 52 +13.858s 16
4 23 Alexander Albon RED BULL RACING HONDA 52 +59.537s 12
5 55 Carlos Sainz MCLAREN RENAULT 52 +69.101s 10
6 3 Daniel Ricciardo RENAULT 51 +1 lap 8
7 16 Charles Leclerc FERRARI 51 +1 lap 6
8 10 Pierre Gasly SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 51 +1 lap 4
9 11 Sergio Perez RACING POINT BWT MERCEDES 51 +1 lap 2
10 27 Nico Hulkenberg RENAULT 51 +1 lap 1
11 18 Lance Stroll RACING POINT BWT MERCEDES 51 +1 lap 0
12 26 Daniil Kvyat SCUDERIA TORO ROSSO HONDA 51 +1 lap 0
13 4 Lando Norris MCLAREN RENAULT 51 +1 lap 0
14 7 Kimi Räikkönen ALFA ROMEO RACING FERRARI 51 +1 lap 0
15 8 Romain Grosjean HAAS FERRARI 51 +1 lap 0
16 99 Antonio Giovinazzi ALFA ROMEO RACING FERRARI 51 +1 lap 0
17 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 51 +1 lap 0
18 63 George Russell WILLIAMS MERCEDES 50 +2 laps 0
19 88 Robert Kubica WILLIAMS MERCEDES 50 +2 laps 0
NC 33 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA 14 DNF 0

OBS: Lewis Hamilton fez a volta mais rápida e garantiu o ponto extra. Charles Leclerc terminou em sexto, mas foi punido em 15 segundos e perdeu uma posição.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA