Onix MT lidera desvalorização entre carros com motor turbo mais vendidos

O Chevrolet Onix MT Turbo registra a maior desvalorização entre os carros turbo mais vendidos, com perda de 22,6% em um ano (Tabela Fipe). Analise os números e as especificações do motor 1.0 turbo de 116 cv.

O Chevrolet Onix, um dos hatches mais vendidos do Brasil, apresentou um desempenho negativo no mercado de usados que merece atenção. Dados da Tabela Fipe, que utiliza como referência os veículos mais comercializados no primeiro semestre de 2025, indicam que a versão com motorização MT Turbo (câmbio manual) registrou a maior desvalorização percentual entre os carros turbo analisados, atingindo uma perda média de 22,6% em seu valor de tabela no período de um ano.

Onix MT lidera desvalorização entre carros com motor turbo mais vendidos

Essa alta depreciação coloca o Onix MT Turbo em um patamar de desvalorização acima de concorrentes diretos e SUVs populares no levantamento. O levantamento, baseado na comparação entre o preço do veículo zero-quilômetro (ano-modelo 2026) e seu preço de revenda no mercado de usados (ano-modelo 2025), revelou a queda expressiva para o modelo da Chevrolet:

Modelo Preço 2026 (Zero) Preço 2025 (Usado) Desvalorização
Chevrolet Onix (MT Turbo) R$ 102.990 R$ 79.663,00 -22,6%

Embora a desvalorização seja uma realidade no mercado automotivo, a taxa de 22,6% é significativamente alta, indicando que o comprador dessa versão específica do Onix perdeu mais poder de revenda em comparação com outros modelos turbinados e bem colocados no ranking de vendas.

Onix MT lidera desvalorização entre carros com motor turbo mais vendidos – Foto: Divulgação

Detalhes da Motorização do Onix MT Turbo

O modelo em questão é equipado com o conjunto mecânico que se popularizou no carro:

  • Motorização: 1.0 turbo flex de três cilindros em linha e 12 válvulas.

  • Transmissão: Manual de seis marchas (LT MT Turbo).

  • Potência: 116 cv (com etanol ou gasolina).

  • Torque Máximo: 16,8 kgfm (etanol) e 16,3 kgfm (gasolina).

  • Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 187 km/h.

O motor do Onix é eficiente e entrega um bom desempenho, mas a alta desvalorização sugere que o mercado de usados pode estar penalizando a versão manual em detrimento da automática, ou pode indicar um excesso de oferta do modelo.

Equipamentos de Série

A versão MT Turbo já traz um bom pacote de itens de série que visam conforto e conectividade:

  • Ar-condicionado;

  • Painel de instrumentos de 3,5″;

  • Computador de bordo;

  • Sistema de som com rádio AM/FM, MP3/WMA player e Bluetooth;

  • Controles do rádio e telefone no volante.

Foto: Divulgação

Para o consumidor que planeja manter o carro por um longo período e prioriza o motor turbo acoplado ao câmbio manual, o preço de revenda menor pode ser irrelevante. Contudo, para quem costuma trocar de carro a cada dois ou três anos, a taxa de desvalorização de 22,6% representa um custo oculto alto na hora da venda.

Leia aqui: Chevrolet Onix dispara nas vendas em novembro, mas ainda segue longe dos líderes

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.