Onix, HB20 e Corolla: quanto desvalorizaram as novas gerações no primeiro ano?

Há exatos 12 meses, o mercado automotivo brasileiro estava agitado. Praticamente na mesma época, três dos principais modelos à venda no Brasil passavam por profundas renovações para as suas linhas 2020, sendo duas trocas de geração, no caso do Chevrolet Onix e do Toyota Corolla, e uma reestilização polêmica, no caso do Hyundai HB20.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Um ano depois, a Kelley Blue Book Brasil (KBB), empresa especializada em pesquisa de preços novos e usados, investigou o desempenho de mercado destes modelos depois de suas atualizações, no que diz respeito à desvalorização média por modelo e das versões que mais e menos oscilaram no período.

Com o intuito de fornecer um panorama mais abrangente para esta análise, a KBB Brasil comparou os preços 0 km praticados por cada versão destes modelos em outubro de 2019 com os respectivos Preço de Revendedor KBB e Preço de Troca KBB em outubro de 2020.

LEIA MAIS: Testamos: nova Fiat Strada é quase um carro com caçamba

Nissan lança novo Versa no Brasil; preços começam em R$ 72.990

O Preço de Revendedor KBB se refere ao preço que os lojistas estão praticando ao revender estes modelos no mercado de usados, portanto, trata-se de uma referência mais suscetível às movimentações do mercado de carros 0 km, uma vez que reflete o chamado “efeito elástico” de preço de carros seminovos quando são afetados pela oscilação dos modelos 0 km.

Este fenômeno explica, por exemplo, a estagnação dos preços médios do Onix nestes 12 meses (e a particular valorização de 1,9% da versão LT 1.0 turbo manual), já que os aumentos de preços 0 km do Onix acabaram influenciando os preços de Onix 2020 seminovos. Contudo, no caso do HB20 e do Corolla, como o quadro abaixo demonstra, o comportamento da desvalorização foi mais independente da tabela dos 0 km.

Já a desvalorização com base no Preço de Troca KBB informa qual é o preço que os lojistas estão pagando por estes veículos quando um proprietário particular decide vende-los para uma loja (ou seja, é a transação conhecida como C2B, ou, “consumer to business”). Com base nesta referência de preço, podemos observar o quanto estes modelos provocaram de perda para os consumidores na hora de revende-los para um lojista um ano após a compra. Mais uma vez, o destaque fica por conta do Chevrolet Onix, cuja desvalorização média foi de -12,8%, enquanto Toyota Corolla e Hyundai HB20 desvalorizaram -22,3% e -24,6%, respectivamente.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Sérgio Vinícius
Escrito por

Sérgio Vinícius

ASSISTA AGORA