Onix e Ka são os carros mais roubados, conforme empresa de rastreamento

carros roubados
Ford Ka 2019 (Foto: Ford)

Com o aumento da circulação de pessoas após a fase mais aguda da pandemia, as ocorrências de carros roubados cresceram 15% no período em relação ao primeiro semestre do ano passado, com 1.600 chamados apenas na capital paulista (SP), segundo dados analisados da Carsystem. Para a empresa de rastreamento, o Onix e o Ford Ka foram os modelos com mais ocorrências.

carros roubados
Ford Ka 2019 (Foto: Ford)

Os carros mais roubados no primeiro semestre de 2021

O Ford Ka foi o líder entre os chamados de roubo. Mesmo fora de linha desde janeiro com o fechamento da fábrica da Ford, o Ka foi um dos carros mais vendidos do país durante os últimos anos. Além dele, outros hatches também integram o pódio de veículos mais roubados.

Na retaguarda, o segundo carro mais roubado foi o Chevrolet Onix, que foi líder de vendas por seis anos consecutivos e também está na mira dos ladrões de veículos. O terceiro colocado foi o Renault Sandero, seguido pelo Volkswagen Gol e o Hyundai HB20.

Carros roubados
Chevrolet Onix 2020 (Foto: GM)

Índice de furtos também registrou alta

No índice de furtos do primeiro semestre, o ranking foi bem parecido, tendo o Chevrolet Onix na liderança, seguido pelo Ford Ka, Volkswagen Gol e depois o Voyage, Renault Sandero e Hyundai HB20.

Veja também: Chevrolet Onix ganhará visual para 2024; saiba mais

Pico de carros roubados é das 19h às 22h


Ainda segundo os dados da empresa de rastreamento, as ocorrências de carros roubados ou furtados ocorrem geralmente das 19h às 22h – na capital de São Paulo, embora outras regiões do País sigam a mesma tendência.

Além do aumento de roubos em 5%, as ações de ladrões de cargas cresceram 10% no semestre. Com o aumento do número de entregas por empresas de logística e e-commerce, os roubos de utilitários como VUCs, vans e minivans subiram de forma desproporcional no período.

Percentual de carros roubados por região de São Paulo 

A região com maior ocorrência de roubos e furtos na cidade de São Paulo vem da Zona Leste da cidade com 37% dos chamados e 339 solicitações de bloqueio. A Zona Sul foi responsável por 26% com 242 chamadas.

Da Zona Oeste vieram 179 chamadas que correspondem a 20% do total, a Zona Norte teve 97 chamados com 11% do total. Por fim, a região Central da cidade, que registrou 60 chamados, sendo 7% do total.

veículos furtados
Chevrolet Onix 2020 (Foto: GM)

Ford Ka 2019

Lançado em 2018, a última versão do Ford Ka saiu de linha no início do ano com o fechamento da Fábrica da Ford em janeiro. A última versão de um dos hatches mais populares do pais, tanto o hatch quanto o sedã, são oferecidos nas versões SE e SE Plus com motor 1.0 e transmissão manual, ou motor 1.5 e transmissão manual ou automática; além da Titanium 1.5 automática. As versões S 1.0 e FreeStyle 1.5 são exclusivas do Hatch, enquanto a SEL 1.5 só é disponível no Sedan.

O design do Ka 2019 conta com novas grades, para-choques com grafismo em “C” e outros aprimoramentos que aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. O interior também exibe um acabamento mais caprichado, com novos materiais de revestimento, texturas e cores que criam um ambiente agradável e de personalidade para cada série.

Um dos atributos que mais valorizaram o veículo na época é a central multimídia SYNC 3. Sua tela flutuante capacitiva de 6,5”, sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, favorece a visibilidade e o manuseio. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

veículos furtados
Ford Ka 2019 (Foto: Ford)

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar