Volvo vai produzir ônibus elétricos para competir com a BYD

Os ônibus elétricos da Volvo prometem chegar com tudo! Depois da chinesa BYD anunciar investimentos no setor aqui no país, a montadora sueca vem a frente e faz o mesmo, com planos de expansão para toda a América Latina.

Já em setembro moradores de Curitiba poderão ver o BZL rodando nas ruas
Já em setembro moradores de Curitiba poderão ver o BZL rodando nas ruas (Imagem: Divulgação/Volvo)

Ônibus elétricos da Volvo chegam em Curitiba para testes

O ônibus elétrico Volvo BZL foi escolhido pela montadora para iniciar suas experiências com transporte público eletrificado no Brasil.

E será a cidade de Curitiba – PR, que já possui uma rede de transporte integrado e bem desenvolvida, o palco desses testes.

VEJA TAMBÉM

Assim, o BZL será avaliado nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que juntas atendem a uma média de 135 mil passageiros diariamente.

Essas linhas fazem parte do sistema de BRT da cidade, o que torna os testes ainda mais significativos.

Os testes incluirão avaliações de consumo de energia, autonomia, nível de ruído e desempenho nas variadas topografias da cidade.

Após operar durante o dia, o ônibus recarregará suas baterias à noite na garagem.

Mas estes não são apenas uma demonstração de tecnologia.

Isto porque também estão alinhados com os requisitos do órgão gestor do transporte público da cidade para a aquisição de veículos elétricos a partir de 2024.

Além disso, esse anúncio ocorre em um momento em que a BYD recebeu apoio bilionário para iniciar projeto semelhante em São Paulo – SP.

Volvo BZL Elétrico: Ficha técnica

Volvo BZL em Curitiba - PR
Volvo BZL em Curitiba – PR (Imagem: Divulgação/Volvo)

O ônibus Volvo BZL Elétrico conta com:

  • Chassi 4×2
  • Baterias de íon lítio de 94 kWh
  • Motor elétrico de 200 kW
  • 425 Nm de torque.
  • Comprimento de 12,6 metros
  • Capacidade para até 80 passageiros
  • Autonomia impressionante de até 300 km

Empresa está empenhada na eletrificação da frota brasileira

A Volvo não está apenas trazendo seus ônibus elétricos para demonstrações no Brasil, mas também está comprometida com a eletrificação e modernização da frota brasileira.

Por exemplo, o BZL é equipado com o serviço de Controle Automático de Velocidade. Ele utiliza o GPS para reduzir automaticamente a velocidade em locais críticos, melhorando a segurança e a eficiência.

A empresa também anunciou investimentos na ordem de R$ 250 milhões para a produção de ônibus elétricos em Curitiba. Isso inclui o desenvolvimento de uma plataforma local para produção, visando atender à crescente demanda por transporte público sustentável em toda a região.

Testes com o BZL no Brasil fazem parte de estratégia de expansão da Volvo
Testes com o BZL no Brasil fazem parte de estratégia de expansão da Volvo (Imagem: Divulgação/Volvo)

“Esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização”, comentou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. Ele continua:

“Temos uma ‘visão zero’ – zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos – e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros”.

Além de Curitiba, a empresa planeja realizar demonstrações semelhantes em cidades como São Paulo, Bogotá e Santiago. Sua meta é que 50% dos ônibus vendidos pela marca sejam elétricos até 2030.

Portanto, podemos esperar que os ônibus elétricos da Volvo sejam cada vez mais comuns. Dessa maneira, teremos cidades mais práticas, limpas e confortáveis de se viver!

Confira mais sobre o assunto aqui: SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo; veja itens de conforto e autonomia

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar