Ônibus elétricos da BYD ampliam presença na Espanha

A BYD, fabricante de veículos elétricos e baterias, recebeu novo pedido de ônibus elétricos na Espanha. Quatro modelos elétricos articulados de 18 metros foram encomendados pelo operador de transporte público Moventis, na região da Catalunha.

(Foto: Divulgação BYD)

A Moventis fornece transporte intermunicipal de passageiros na área de Vallés Occidental, perto de Barcelona. A entrega dos ônibus BYD articulados 100% elétricos está prevista para o final de 2022. Eles funcionarão em dias úteis na província de Barcelona, com a missão de incentivar mais viajantes na região a utilizar serviços de ônibus ecológicos para ida e volta ao trabalho, em vez de carros.

O projeto está sendo financiado pelo Sistema Ferroviário Regional da Catalunha (FGC), que fornecerá aos passageiros um serviço de ônibus não poluente, ligando a estação Sant Joan com as zonas industriais vizinhas, onde estão localizadas grandes e conhecidas empresas globais. 

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Cada um dos ônibus elétricos articulados de 18 metros oferece capacidade de transporte de 110 passageiros. Os veículos são alimentados pela nova geração da tecnologia de baterias de fosfáto-de-ferro-lítio (LifePO4) da BYD, projetada para níveis ótimos de desempenho e segurança operacional. 

A capacidade da bateria, de 478 kWh, proporciona uma autonomia de 300 km com uma única carga, o suficiente para as demandas operacionais.

A BYD já entregou, ou tem sob encomenda, mais de 110 ônibus elétricos para operadores de transporte público em toda a Espanha, que combinados, já completaram mais de 7,6 milhões de quilômetros rodados, reduzindo as emissões de CO2 em 8.000 toneladas.

Ônibus elétricos da BYD no interior de São Paulo
Ônibus elétricos da BYD no interior de São Paulo

Ônibus elétricos da BYD no interior de São Paulo

Em novembro último, a BYD entregou os primeiros 12 ônibus elétricos articulados – também chamados de Veículo Leve sobre Pneus (VLP), à Prefeitura de São José dos Campos (SP). Os veículos agora percorrem a chamada Linha Verde da cidade, localizada no Vale do Paraíba.

Fabricados em Campinas, também no interior paulista, os ônibus articulados elétricos adquiridos têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho. 

Além disso, são dotados com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto – o sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Segundo a fabricante, os ônibus elétricos entregam os seguintes diferenciais:

  • São grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos;
  • Cada ônibus elétrico em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano;
  • A bateria de ferro-lítio dura 15 anos e não possui metais pesados na composição;
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel – redução do custo mensal por ônibus de R$ 18 mil para R$ 3 mil. 
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
(Foto: Divulgação BYD)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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