Onde está o problema? Esta picape não consegue vender tanto quanto as concorrentes

As picapes vivem um grande momento no cenário atual do segmento automotivo no Brasil. Apesar disso, nem todos os modelos da categoria conseguem acompanhar esse desenvolvimento. Um bom exemplo é a picape da Renault. Ela surgiu com certa expectativa em sua nova linha, mas não decolou em vendas até o momento.

Onde está o problema? Esta picape não consegue vender tanto quanto as concorrentes
Lançada sob grandes expectativas, picape não vingou ainda no Brasil (Foto: Divulgação)

Briga pelo posto de principal picape do país

Um dos segmentos de veículos que mais cresce no Brasil sem dúvidas são as picapes urbanas. 

Esse fato acontece porque elas são mais do que veículos para trabalho.

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Ou seja, esses modelos passaram a ser a preferência de muitos brasileiros, por avanços significativos no design e nos equipamentos de série que possuem, além de aprimoramentos em seus trens de força. 

Desta forma, o mês de junho novamente teve a principal picape do país como um dos carros com maior número de emplacamentos: a Fiat Strada com 9.007 unidades vendidas (2ª entre todas as categorias). 

Além dela, outros modelos com que conseguiram desempenho animador foram Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, com 4.638 e 2.957 unidades comercializadas, respectivamente. 

A presença das três picapes citadas, traz à tona duas questões. A primeira, diz respeito à consolidação delas como principais veículos da categoria em apelo popular. 

Além disso, outro tema pode ser levado em consideração com essa realidade: e os concorrentes, por que não conseguem se equiparar em volumes de comercialização? 

É o caso, por exemplo, da Renault Oroch, que surgiu com pompa de quem poderia ser mais uma opção na crescente demanda por picapes urbanas. Contudo, até o momento não emplacou como as concorrentes. 

Em junho, a Oroch emplacou apenas 730 unidades. Este volume aumenta para 5.665 unidades no acumulado do ano, levando em conta as somas de vendas desde janeiro de 2023. 

Características da Renault Oroch

Disponível atualmente no mercado brasileiro sob as versões Pro, Intense e Outsider. 

No entanto, são duas opções de motorização. Na primeira a picape conta com motorização 1.6 SCe flex de 118/120 cv (gasolina/etanol) e 16,2 kgfm de torque.

Nesse caso a transmissão é manual de 6 marchas com tração dianteira, nas configurações Pro e Intense. 

Porém, a versão topo de linha Outsider, conta com motor 1.3 turbo flex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Já o câmbio é automático CVT de 8 marchas. 

Já no que diz respeito ao consumo, as variantes mais acessíveis são as que apresentam melhores índices: 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol), no ciclo rodoviário. 

Desde a versão de entrada, a Renault Oroch conta com itens como: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

Porém, não para por aí. A picape também conta com sistema anticapotamento, ar-condicionado manual, sensor de temperatura externa e assistente de frenagem de urgência.

A lista é finalizada com travamento, central automático com destravamento em caso de colisão, ECO Mode, protetor de caçamba e rodas de aço de 16″.

Onde está o problema? Esta picape não consegue vender tanto quanto as concorrentes
Lançada sob grandes expectativas, picape não vingou ainda no Brasil (Foto: Divulgação)

Versões e preços

  • Pro: R$ 115.900
  • Intense: R$ 119.990
  • Outsider: R$ 146.900

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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