Lubrificante mineral, sintético e semissintético: conheça as diferenças

Os óleos lubrificantes para motor são substâncias químicas formadas por vários componentes. Eles têm a função de reduzir o atrito, evitar o desgaste dentro do motor, diminuir o calor, fazer a limpeza interna do motor e mantê-lo limpo, além de outras funções.

Na essência, eles são compostos de óleos básicos e aditivos, que ajudam a lubrificar as peças do motor, evitando o contato direto entre as superfícies de metal, além de proteger os componentes e refrigerar o sistema com mais eficiência.

Com informações da Bahrdal, fabricante de óleos lubrificantes e aditivos para o motor, mostramos as características de cada tipo de produto. 

VEJA TAMBÉM

óleos lubrificantes para motor
(Foto: reprodução)

Conheça os tipos de óleos lubrificantes para motor

Os óleos podem ser diferentes quanto aos aditivos que contêm e à sua base, que pode ser mineral, sintética ou semissintética.

Base mineral

Os óleos lubrificantes de base mineral são produzidos a partir da separação de componentes do petróleo. Esta é a versão mais bruta entre todas as opções. Seu processo de refino caracteriza-se pela destilação de hidrocarbonetos por separação.

Ele possui baixa resistência à oxidação, o que pode ser melhorado apenas com aditivos. Em relação ao grau de viscosidade dos óleos para motor, ele é o que apresenta a maior entre as três opções.

Atenção! Conheça os riscos de usar falsos lubrificantes
( Imagem Ilustrativa )

Base sintética

Os óleos de base sintética são produzidos por meio de reação e síntese química, oferecendo um controle maior para a sua fabricação e permitindo que se possa fazer vários produtos com propriedades diferentes. Isso também os torna mais estáveis, com uma resistência ainda maior ao envelhecimento.

Sua base nem sempre será mineral (a partir do petróleo), podendo ser fabricado a partir de outras bases, inclusive vegetais. Seu grau de viscosidade também é menor, o que pode trazer maior economia de combustível.

Base semissintética

Já os óleos de base semissintética são uma mistura entre as duas opções anteriores. Sua composição abrange óleo mineral e óleo sintético, unindo os benefícios desses dois produtos. 

A otimização dessas propriedades torna o produto mais completo e diminui o seu custo, uma vez que a matéria prima de base sintética tem um valor mais elevado.

manutenção preventiva
( Foto: Petrobrás )

Qual lubrificante escolher

O melhor óleo lubrificante para o seu veículo é aquele especificado no manual do proprietário. Portanto, você não tem escolha. Siga a recomendação do fabricante do veículo para evitar problemas.

Os óleos recomendados para os modelos mais recentes de veículos são os sintéticos e semissintéticos, que atendem às normas e aprovações das montadoras, tais como resistência à oxidação e economia de combustível, entre outras.

Troca de óleo (Foto: pixabay.com)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar