Oficial: carros a gasolina serão mesmo proibidos na Califórnia; saiba detalhes

O estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a medida que proíbe a venda de carros a gasolina na região a partir de 2035. A lei prevê uma atualização de frota gradativa; confira os detalhes.

O estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a medida que prevê o fim das vendas dos carros a gasolina no estado a partir de 2035
O estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a medida que prevê o fim das vendas dos carros a gasolina no estado a partir de 2035 (Foto: reprodução)

Califórnia: somente carros elétricos a partir de 2035

A medida que previa o fim da comercialização de carros a combustão no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi aprovada.  É válido ressaltar que a região é uma das que mais concentra a venda e frota de carros do segmento.

Como já mencionado no Garagem360, a medida também pode ser usada de exemplo em outros estados do país, que compartilham das leis ambientais praticadas pelo estado californiano.

VEJA TAMBÉM

Se esse for o caso, cerca de um terço da frota total no país seria impactada com as mudanças aprovadas, uma vez que 17 estados dos EUA seguem as regras da CARB, a agência ambiental California Air Resources Board.

Mudança da frota acontecerá gradativamente

A proposta visa extinguir as vendas de carros a combustão de forma gradativa, com início em 2026. Nesse período 35% dos carros comercializados devem ser eletrificados. O percentual aumentará para 51% em 2028 e 68% em 2030.

Além disso, a proposta afirma que 20% desses veículos podem ser híbridos plug-in. Por fim, a partir de 2035, a venda de carros no estado permitirá apenas a comercialização de veículos 100% elétricos.

O estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a medida que prevê o fim das vendas dos carros a gasolina no estado a partir de 2035
Mudança de frota acontecerá de forma gradativa (Foto: Freepik)

Popularização dos elétricos

Para Margo Ogoe, especialista do segmento na região, a medida aprovada será responsável por impulsionar o mercado bem como a inovação do setor.

Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa de eletromobilidade que atua no Brasil, tais medidas são necessárias para que o segmento se popularize e seja consequentemente, mais acessível a uma parte da população, tendo em vista que nos modais atuais, o setor ainda é restrito ao segmento de luxo e atrai apenas pessoas de alto poder aquisitivo.

“A redução de preços dos carros elétricos se dá através da escala, mas com a adoção de políticas públicas ela virá mais cedo”.

Europa também já tem leis que visam a venda exclusiva de elétricos

É válido destacar que a União Europeia também aprovou uma lei no início de junho que proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035. Porém, por lá a repercussão tem gerado debates, uma vez que autoridades e especialistas locais temem que a decisão afetem empregos e causem demissões em massa.

Por lá, medidas que visam a mudança gradativa de frota são nomeadas de FIT for 55, que visa a redução de até 55% de poluentes para os carros novos e de 50% para vans até o fim dessa década.

Ele faz parte da medida que visa atingir a neutralidade em carbono no continente até 2050.

O estado da Califórnia, nos EUA, aprovou a medida que prevê o fim das vendas dos carros a gasolina no estado a partir de 2035
Europa também aprovou lei que proíbe a venda de carros a combustão (Foto: Freepik)

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar