Fim dos carros a combustão: Europa decide por carros elétricos em 2035

Os Ministros do Meio Ambiente da União Europeia decidiram por um fim nos carros a combustão dentro do bloco a partir de 2035. A regra inicialmente é válida para os carros novos. No entanto, nova lei abre brechas para combustíveis alternativos livres de CO2; entenda os detalhes.

Os Ministro do Meio Ambiente da União Europeia aprovaram a medida que visa o fim dos carros a combustão a partir de 2035
Os Ministro do Meio Ambiente da União Europeia aprovaram a medida que visa o fim dos carros a combustão a partir de 2035 (Foto: Pixabay)

Carros a combustão não serão aceitos na Europa a partir de 2035

A União Europeira, a UE, grupo o qual 27 países do continente fazem parte, decidiu a provar a medida que visa o fim dos carros a combustão no local, a partir de 2035. A decisão foi tomada pelos Ministros do Meio Ambiente, após mais de 16 horas de negociações.

Dessa forma, a partir da data estipulada, não serão mais comercializados carros e vans movidos a combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, derivados do petróleo. A medida tem como principal objetivo reduzir as emissões de CO2.

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No entanto, conforme propuseram alguns países, como a Alemanha, por exemplo, a nova regra abre uma brecha para que seja possível a utilização de outros produtos, como combustíveis sintéticos, e biocombustíveis, ambos neutros em CO2.

O país até então era contra a medida original, que só “aceitava” os carros movidos a motores elétricos como alternativa a partir de 2035. A Itália também era desfavorável à ideia inicial, uma vez que as marcas locais de superesportivos como a Ferrari, por exemplo, seriam as mais prejudicadas.

Os Ministro do Meio Ambiente da União Europeia aprovaram a medida que visa o fim dos carros a combustão a partir de 2035
Biocombustíveis e combustíveis sintéticos serão estudados (Foto: Pixabay)

Legislação ainda será discutida no Parlamento

Após a aprovação por parte dos Ministros do Meio Ambiente, a legislação final será discutida pelos membros do Parlamento, que debaterá inclusive o futuro dos veículos seminovos, aqueles com até três anos de uso.

Outro tema que deve entrar em pauta é sobre o uso dos combustíveis sintéticos e os biocombustíveis.

“Este constitui um grande desafio para nossa indústria automobilística”, afirmou a ministra francesa da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, que coordenou o debate.

Mesmo com grandes desafios pela frente, ela reconheceu a importância e necessidade de aprovação, uma vez que demais potência da indústria automotiva ao redor do globo, investem fortemente em eletrificação, como os Estados Unidos e a China, por exemplo.

Fim dos carros a combustão deve acelerar os planos de eletrificação das montadoras e influenciar outros países

Uma coisa é certa, após a aprovação, as montadoras devem correr para acelerar os planos de eletrificação das frotas, pelo menos para os veículos comercializados por lá.

A lei também deve servir para impulsionar outros blocos a desenvolver estratégias de redução de emissão de CO2 na atmosfera.

FIT for 55 exige mudanças até o fim dessa década

No entanto, antes de um portfólio 100% livre de CO2 até 2035, a Europa possui um conjunto de regras denominado FIT for 55, que visa a redução de até 55% de poluentes para os carros novos e de 50% para vans até o fim dessa década.

Ele faz parte da medida que visa atingir a neutralidade em carbono no continente até 2050.

Os Ministro do Meio Ambiente da União Europeia aprovaram a medida que visa o fim dos carros a combustão a partir de 2035
Medida pode acelerar a eletrificação em outros países (Foto: Freepik)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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