O rugido do V-12 vai além: Mercedes-Benz não quer abrir mão do seu motor de 12 cilindros

A Mercedes-Benz surpreende o mercado ao planejar a manutenção de seu motor V-12 até 2030. Saiba mais sobre o futuro do luxuoso motor e por que ele resiste à eletrificação.

A Mercedes-Benz planeja manter seu icônico motor V-12 em produção, prolongando a vida útil desse gigante da engenharia automotiva para além de 2030. Apesar da crescente onda de eletrificação e das rigorosas regulamentações de emissões, parece que a marca alemã ainda não está pronta para dar adeus a um de seus símbolos de luxo e potência.

 

Mercedes-Benz estende a vida de seu motor de 12 cilindros

Segundo Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz, a empresa tem a intenção de continuar oferecendo veículos com motor V-12 por mais uma década.

A notícia contradiz as expectativas de que os motores de combustão complexos e de grande cilindrada seriam extintos em breve. Embora Schäfer não tenha confirmado em quais mercados o V-12 estará disponível — especialmente considerando as novas leis de emissões na Europa, previstas para 2026 —, a possibilidade de sua sobrevivência já é um alívio para os admiradores do motor.

Atualmente, o único modelo da Mercedes-Benz a ostentar um V-12 é o opulento Mercedes-Maybach S680. Isso sinaliza que o motor, se continuar, provavelmente será reservado para a linha ultraluxuosa Maybach, servindo como um anacronismo de poder e suavidade em uma era dominada pela turbocompressão e tecnologia híbrida.

Mercedes-Benz estende a vida de seu motor de 12 cilindros - Foto: Divulgação
Mercedes-Benz estende a vida de seu motor de 12 cilindros – Foto: Divulgação

 

V-12 já tem mais de 30 anos de história

A história do V-12 na Mercedes-Benz remonta a 1991, quando a empresa lançou o S600 em resposta à rivalidade com a BMW. Desde então, o motor se tornou um ícone de desempenho, equipando até mesmo o lendário carro de corrida CLK GTR.

Sua continuação não é apenas uma vitória para a Mercedes, mas também para parceiros como a fabricante de supercarros Pagani, que depende dos V-12 da marca alemã para impulsionar seus veículos.

O anúncio é um lembrete de que, mesmo em um futuro cada vez mais elétrico, a tradição e o luxo automotivo ainda têm seu lugar. E, para os fãs do ronco inconfundível do V-12, a Mercedes-Benz garante que ainda há muito o que ouvir.

O que você acha do V-12 continuar na ativa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o futuro dos motores de grande cilindrada!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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