O que vem por aí: as tendências em tecnologia automotiva para o Brasil em 2023

Apesar do Brasil ainda ser tratado como país emergente pelo setor automotivo, com carros caros e carga tributária muito alta, muitas montadoras ainda enxergam o mercado com bons olhos e trazem recursos cada vez mais avançados. Confira as tendências em tecnologia automotiva que já chegaram e estão por vir ao longo do ano.

Recursos tecnológicos
Veja as tendências em tecnologia automotiva (Foto: Freepik)

Tendências em tecnologia automotiva: o que está por vir

Após um período delicado na pandemia, a indústria automotiva global deve crescer a um CAGR de 14,71%, atingindo US$2,5 trilhões em 2023, em comparação aos US$1,9 trilhão em 2021. Veja as tendências:

Aumento de carros eletrificados

Após um crescimento de 196% em 2022 com o emplacamento de 8.458 unidades, este ano as montadoras devem continuar apostando nos eletrificados. Hyundai já apresentou o Ioniq e Kona, a BYD anunciou para abril o Seagull, hatch que promete ser o elétrico mais barato do país, a Kia lançou o Stonic, a VW se prepara para trazer o ID.4, entre outras previsões. 

VEJA TAMBÉM

Há uma competição bastante agressiva para trazer mais modelos elétricos e híbridos, com forte apelo sustentável e emissão zero.

Conectividade será uma das tendências em tecnologia automotiva

Com a implantação da tecnologia 5G e da Internet das Coisas (IoT), espera-se que a conectividade com a internet em veículos seja cada vez mais comum. Essa tecnologia permitirá que carros sejam conectados ao Wi-Fi e ao Bluetooth, tornando mais fácil a conexão com a internet e o acesso a vários outros serviços. 

Essa novidade trará grandes benefícios para os motoristas, que poderão utilizar essa conexão para definir as melhores rotas, receber atualizações e diagnósticos do próprio veículo.

tecnologia em carros
Conectividade será uma das prioridades nos carros (Foto: Freepik)

Carros autônomos

Os carros autônomos que estamos acompanhando na internet vão se tornar mais comuns no país, principalmente com a melhor conectividade. Eles poderão enviar e receber dados em tempo real sobre as condições do tráfego, acionar o sistema de direção e estacionamento, detectar objetos a grande distância e situações de perigo difíceis do humano identificar. 

Sistemas de assistência ao motorista

Os principais fabricantes de automóveis estão adotando tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Aprendizado Profundo (Deep Learning), GPS e Internet das Coisas (IoT) para aprimorar a segurança dos motoristas e passageiros.

Por meio do desenvolvimento de recursos avançados, como frenagem automática e assistência na pista, a tecnologia pode ajudar a prevenir acidentes e fornecer mais segurança nas estradas.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar