Companhia promete criar 50 pontos de carga rápida de carros elétricos

O primeiro posto de carregamento Vibra fica na rodovia Presidente Dutra e terá equipamento de recarga ultrarrápida. De acordo com a empresa, há planos de 50 novos eletropostos para carga rápida de carros elétricos, em um corredor de mil km, até 2023. Veja detalhes.

A Vibra espera criar uma malha com 50 eletropostos em 9 mil km das rodovias brasileiras
A Vibra espera criar uma malha com 50 eletropostos em 9 mil km das rodovias brasileiras (Foto: Alexandre Brum/Vibra)

Vibra: 50 pontos para carga rápida de carros elétricos em 9 mil km de extensão nas rodovias do Brasil até 2023

A Vibra, empresa que atua no mercado brasileiro na de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, anunciou o início do seu projeto de ter a maior e mais robusta rede de recarga elétrica rodoviária do país.

O plano de negócios prevê a instalação de um total de 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias, criando o maior corredor elétrico do Brasil, com quase nove mil quilômetros de extensão.

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Com esse movimento, a Vibra reforça seu compromisso de liderar a transição energética no Brasil, oferecendo mais alternativas de energia para os seus clientes.

O primeiro Posto Petrobras a receber o Eletroposto Vibra é o Posto Arco-Íris Roseira, um empreendimento estrategicamente localizado na Rodovia Presidente Dutra, KM 82, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro.

O espaço está equipado com um carregador ultrarrápido com três pontos de recarga, com plugues dos padrões CCS-2, CHAdeMO e conector Tipo 2, com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 43 kW em corrente alternada, o que proporcionará aos usuários, dependendo da capacidade do veículo, o carregamento de 80% da bateria em até 20 minutos.

A Vibra espera criar uma malha com 50 eletropostos em 9 mil km das rodovias brasileiras
Ao todo serão 70 eletropostos (Foto: Alexandre Brum/Vibra)

Maior investimento dos eletropostos será em rodovias

A empresa explica que a prioridade de colocar mais eletropostos nas rodovias se dá pelo fato de reconhecer de que essa é um dos maiores problemas enfrentados por motorista de carros elétricos, a falta de estrutura nas estradas brasileiras para comportar o uso dos veículos.

“Identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias, uma vez que são pouquíssimas as opções disponíveis de pontos de recarga nas estradas brasileiras”, afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

Segundo dados da Anfavea, veículos eletrificados ganharão relevância, representando mais de 60% das vendas e participação já a partir de 2035.

Corredor compreenderá sete estados brasileiros

O plano de negócios da Vibra prevê, até 2023, a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros, conectando toda a região Sul e Sudeste do país, além de cidades como Brasília.

A companhia tem como meta disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030.

O projeto abraça também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.

O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.

A Vibra espera criar uma malha com 50 eletropostos em 9 mil km das rodovias brasileiras
Foco será no trecho rodoviário do país (Foto: Alexandre Brum/Vibra)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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